O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) anunciou na última segunda-feira (08) que americanos totalmente vacinados podem se reunir com outras pessoas também vacinadas em ambientes fechados sem usar máscara ou distanciamento social.
As novas recomendações do CDC também esclarecem que as pessoas vacinadas podem conviver da mesma forma com pessoas consideradas de baixo risco para doenças graves, como no caso de avós vacinados que visitam filhos e netos saudáveis.
A orientação foi elaborada para atender a uma demanda crescente, à medida que mais adultos estão sendo vacinados e se perguntando se isso lhes dá maior liberdade para visitar familiares, viajar ou fazer outras coisas como faziam antes da pandemia provocada pelo coronavírus.
As autoridades dizem que uma pessoa é considerada totalmente vacinada duas semanas após receber a última dose necessária da vacina. “Sabemos que as pessoas querem ser vacinadas para que possam voltar a fazer as coisas de que gostam com as pessoas que amam”, disse a diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, em um comunicado.
Entretanto, essas liberações só são válidas para a convivência entre pessoas completamente imunizadas ou que são consideradas de baixo risco para doenças graves.
Já em lugares públicos, sem controle o controle de que os indivíduos frequentantes estejam imunizados ou não, o CDC mantém a recomendação que as pessoas totalmente vacinadas continuem a usar máscaras bem ajustadas, evitem grandes reuniões e se distanciem fisicamente de outras pessoas.
Além disso, o comunicado do CDC também aconselha as pessoas vacinadas a fazerem o teste se desenvolverem sintomas que possam estar relacionados à COVID-19.
Cerca de 30 milhões de estadunidenses (cerca de 9% da população) foram totalmente vacinados com uma das vacinas autorizadas pelo governo até agora, de acordo com o CDC.
As doses autorizadas de vacinas foram disponibilizadas pela primeira vez em dezembro e eram produtos que exigiam duas doses com intervalo de semanas. Agora, com a utilização da vacina de dose única da Johnson e Johnson, a expectativa é que o número de imunizados aumente consideravelmente.
Fonte: Sun Sentinel