Variantes da Covid-19 são uma ameaça ao progresso da vacinação

Por Livia Mendes

Especialistas estão mais preocupados com as variantes detectadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil.

A disseminação de variantes altamente contagiosas do coronavírus está ameaçando criar uma possível quarta onda de número de casos nos Estados Unidos. A chefe do Centers for Disease Control and Prevention – CDC, alertou que cerca de 70 mil novos casos por dia foram registrados na semana passada.


"Neste nível de casos, com as variantes se espalhando, podemos perder completamente o terreno conquistado com tanto esforço", disse Walensky. "Essas variantes são uma ameaça muito real para nosso povo e nosso progresso".


Apesar de as infecções diárias e as mortes terem sido reduzidas após um pico em janeiro, quando as vacinações contra a doença começaram a aumentar, o CDC afirmou que, até que mais pessoas sejam vacinadas, as variantes podem aumentar o número de casos, ameaçando os sistemas de saúde já sob pressão.

Os especialistas em saúde estão particularmente preocupados com as variantes que parecem ser mais contagiosas, incluindo aquelas detectadas pela primeira vez no Reino Unido, África do Sul e Brasil.

Mais de 2.463 infecções envolvendo essas variantes foram relatadas, de acordo com dados do CDC. A maioria desses casos - pelo menos 2.400 - são da variante do Reino Unido, chamada B.1.1.7. O CDC fez uma previsão que indica que a B.1.1.7 se tornará a cepa dominante nos Estados Unidos neste mês.

Estudos sobre as variantes ainda precisam ser realizados para maior certeza sobre a gravidade das mesmas. Entretanto, os cientistas acreditam que as vacinas atuais também oferecem proteção contra variantes e não há evidências de que qualquer uma das novas cepas cause doenças muito mais graves para a maioria das pessoas que são infectadas.

Fonte: BBC