"Loteria de vacina" para pessoas fora do grupo prioritário

Por Livia Mendes

Na tentativa de evitar desperdício de doses, estados estão aplicando vacinas em pessoas fora do grupo prioritário.

Pessoas fora dos grupos de prioritários para vacinação estão recebendo doses da vacina contra o coronavírus ao redor dos Estados Unidos. Como as vacinas ministradas no país precisam de cuidados específicos de armazenagem e utilização, muitas vezes, após abrir o frasco, todas as doses precisam ser ministradas em um curto período de tempo.


Caso não haja um número suficiente de pessoas no grupo de risco sendo vacinadas nesse prazo, para não haver desperdício, indivíduos ainda não elegíveis para a vacinação estão recebendo as doses. Foi o que aconteceu com o estudante David MacMillan, que ao fazer compras em Wachington DC foi abordado por um profissional da saúde para receber o imunizante.


Segundo o rapaz, o farmacêutico explicou que a farmácia tinha duas doses da vacina da Moderna que estavam prestes a expirar e seriam descartadas em 10 minutos, com o fechamento da loja.


Essa iniciativa faz parte da política de desperdício zero de vacinas do departamento de saúde aplicada em DC. Segundo a determinação, os profissionais de saúde devem seguir os critérios de prioridade para o imunizante. Entretanto, se alguma dose correr o risco de ser descartada devido à ausência de pessoas no grupo prioritário ou caso o indivíduo marcado para receber a dose falte à vacinação, os profissionais de saúde devem aplicar a vacina em qualquer pessoa que esteja disposta a ser vacinada.


Histórias como essa tem se repetido ao redor dos Estados Unidos. Do norte da Califórnia a Connecticut há registros de pessoas que foram vacinadas e não estão no grupo prioritário. Situações como essa, no entanto, não são consideradas “furar fila” na linha de imunização.


As exigências armazenagem e manipulação de cada vacina são muito específicas e existe um limite de tempo de validade depois que o frasco contendo as doses é aberto.


A vacina da Moderna, por exemplo, pode ser mantida a -20°C por até seis meses e apresenta dez doses por frasco. Em refrigerador normal, a durabilidade da vacina cai para apenas 30 dias. Quando o frasco alcança a temperatura ambiente, todas as doses precisam ser administradas em até 12 horas.


Já o imunizante da Pfizer, precisa ser mantido em refrigeração de -70°C e uma vez que o frasco é retirado da geladeira, todas as seis doses precisam ser administradas em até seis horas.


Para evitar o descarte, muitos estados estão optando por vacinar também pessoas fora do grupo de risco. Na Flórida, há casos de brasileiros abaixo da idade prioritária, sem complicações de saúde ou que não exercem as profissões contempladas para elegibilidade da vacina, que já obtiveram a primeira dose dos imunizantes devido a esse sistema de desperdício zero.


Muitas das vezes, é apenas uma questão de sorte: estar no lugar certo na hora certa. Entretanto, outros estados apostam em listas de espera e sistemas que selecionam pessoas aleatoriamente para a vacinação.


Clique aqui e veja a lista de postos de vacinação na Flórida.


Fontes: ABC e Today