Câmara aprova projeto de alívio da Covid-19 de $1.9 tri

Por Livia Mendes

Nancy Pelosi, presidente da Câmara, antes da votação de quarta-feira, 10.

A Câmara deu a aprovação final na quarta-feira a um pacote de ajuda Covid-19 de $ 1,9 trilhão. Com a votação de 220 a 211, a legislação será enviada ao presidente Joe Biden para sua assinatura, prevista para a próxima sexta-feira (12).


O pacote concederá $ 1.400 em pagamentos diretos a indivíduos que ganhem menos de $ 75.000 e $ 2.800 a casais que ganhem menos de $ 150.000. Indivíduos que ganham até $ 80.000 e casais com ganhos de até $ 160.000 receberão parte do valor. O orçamento direto inclui até $ 1.400 por dependente, incluindo dependentes adultos.

Além disso, a proposta aprovada fornecerá $ 300 por semana em benefícios de desemprego aprimorados até 6 de setembro e expandirá o crédito anual do imposto infantil para $ 3.600 para crianças de até 5 anos e $ 3.000 para crianças de 6 a 17 anos.

O Senado americano já havia aprovado o projeto de lei em uma votação de 50 a 49 no sábado (06), após fazer alterações na versão original aprovada pela Câmara, incluindo redução do seguro-desemprego e redução do número de pessoas que receberão um cheque de estímulo.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, comentou antes da votação acontecer sobre o momento crítico que os Estados Unidos tem enfrentado, citando o grande número de cidadãos que faleceram ou perderam os empregos devido à pandemia.

O projeto foi aprovado com apoio democrata quase unânime e sem votos republicanos, um contraste marcante que aumenta as apostas políticas da medida. O líder da minoria na Câmara, Kevin McCarthy, chamou o projeto de "caro, corrupto e liberal".

A votação para a aprovação final ocorreu após semanas de negociações entre a Casa Branca e legisladores e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, disse que o pacote fará grande diferença na vida de diversos americanos. “Uma de nossas missões é mostrar às pessoas que o governo pode realmente tornar suas vidas melhores", comentou Schumer.

Fonte: NBC News