CDC muda orientação escolar e permite menor distância entre alunos

Por Arlaine Castro

Os alunos poderão sentar-se com segurança em menor distância na sala de aula, desde que usem máscaras. Os habituais seis pés de distância um do outro continua em eventos esportivos, assembleias, almoço e outros eventos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças mudaram as diretrizes escolares das medidas de combate ao coronavírus nesta sexta-feira, 19, passando a permitir que as carteiras dos alunos possam ficar a uma distância de menos de um metro (três pés de distância). Até então, o espaço deveria ser de quase dois metros (seis pés).

A nova orientação aplica-se a alunos do jardim da pré-escola até o ensino médio (K–12 schools). A exceção são alunos que estão em regiões de alta contaminação que ainda devem se manter a quase dois metros de distância.

Os alunos poderão sentar-se com segurança em menor distância na sala de aula, desde que usem máscaras. Os habituais seis pés de distância um do outro continua em eventos esportivos, assembleias, almoço e outros eventos.

Com essa mudança, abre-se a possibilidade para que as escolas possam reabrir com mais alunos. Três pés “dá aos distritos escolares maior flexibilidade para ter mais alunos por um período prolongado de tempo”, disse Kevin Quinn, diretor de manutenção e instalações da Mundelein High School, no subúrbio de Chicago.

Nos últimos meses, as escolas em alguns estados têm desrespeitado as diretrizes do CDC, usando 3 pés como padrão. Estudos sobre o que aconteceu em alguns deles ajudaram a influenciar a agência, disse Greta Massetti, que lidera a força-tarefa de intervenções comunitárias do CDC.

Embora haja evidências de melhoria na saúde mental e outros benefícios da educação presencial, “não temos realmente a evidência de que 6 pés são necessários para manter a propagação baixa”, disse ela.

A nova orientação:

- Remove recomendações para proteções de plástico ou outras barreiras entre mesas. “Não temos muitas evidências de sua eficácia” na prevenção da transmissão, disse Massetti.

- Aconselha pelo menos 3 pés de espaço entre as carteiras nas escolas primárias, mesmo em vilas e cidades onde a difusão da comunidade é alta, desde que os alunos e professores usem máscaras e tomem outros cuidados.
- Diz que o espaçamento também pode ser de 3 pés nas escolas de ensino fundamental e médio, desde que não haja um alto nível de disseminação na comunidade. Se houver, o espaçamento deve ser de pelo menos 6 pés.

O CDC disse que 6 pés ainda devem ser mantidos em áreas comuns, como saguões de escolas, e quando as máscaras não podem ser usadas, como ao comer.

Além disso, os alunos devem ser mantidos a 6 pés de distância em situações onde há muitas pessoas falando, torcendo ou cantando, todos os quais podem expelir gotas contendo o coronavírus. Isso inclui prática de coral, assembleias e eventos esportivos.

Professores e outros adultos devem continuar a ficar a 6 pés um do outro e dos alunos, disse o CDC.

A diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, disse que as recomendações revisadas são um "roteiro baseado em evidências para ajudar as escolas a reabrir com segurança e permanecer abertas para ensino presencial".

“A instrução pessoal segura dá aos nossos filhos acesso a serviços essenciais de saúde mental e social que os preparam para o futuro, além da educação de que precisam para ter sucesso”, disse ela em um comunicado.

Além das máscaras e da distância, as escolas também precisam fazer testes. O governo se comprometeu a destinar US$ 10 bilhões para comprar testes para alunos, professores e profissionais da educação. Além disso, Biden disse que pretende vacinar todos os professores e os outros funcionários de escola até o fim deste mês. Com informações da Associated Press.