Texas, Indiana e Geórgia começam vacinação a partir de 16 anos

West Virginia, Alaska e Mississippi foram os primeiros estados onde todos os adultos já recebem a vacina contra a covid-19.

Por

Idoso é vacinado em posto na Geórgia; idade será reduzida no estado.

Texas, Indiana e Geórgia anunciaram que residentes a partir de 16 anos serão elegíveis para vacinações Covid-19. Eles estão se juntando a uma lista crescente de estados que planejam ampliar a elegibilidade da vacina a todos os adultos antes do prazo final de 1º de maio definido pelo presidente Biden.

Para residentes da Geórgia, será a partir de quinta-feira, 25; para texanos, segunda-feira, 29, e 31 de março, a vacina inicia a partir de 16 anos para moradores de Indiana.

"Com cada dose, o Texas fica mais perto do normal e protege mais vidas contra a hospitalização e morte por COVID-19", disse o departamento de saúde do estado em uma postagem no Twitter.

West Virginia, Alaska e Mississippi são os únicos estados onde todos os adultos podem receber injeções. Outros, como Texas, Geórgia e Indiana, anunciaram futuras expansões; Utah, por exemplo, abriu a elegibilidade para todos os adultos na quarta-feira, 24. E o Tennessee anunciou na semana passada que todos os residentes de 16 anos ou mais seriam elegíveis para vacinação a partir de 5 de abril. Alguns estados, como Nova York, têm expandido gradualmente a elegibilidade: os nova-iorquinos com 50 anos ou mais se tornaram elegíveis na terça-feira.

A ampliação da elegibilidade para vacinas ocorre em um momento em que as autoridades federais de saúde alertam sobre um possível quarto surto do vírus, à medida que novas variantes se espalham, instando os americanos a se vacinarem. Biden disse que haveria vacinas suficientes disponíveis até o final de maio para todos os adultos e sugeriu que os americanos poderiam ver um retorno à normalidade até 4 de julho se fossem vacinados e seguissem os cuidados de saúde, como o uso de máscaras.

Os números de casos de vírus no país "estagnaram - isso não é bom, eles deveriam continuar caindo", disse o Dr. Anthony S. Fauci, o maior especialista do país em doenças infecciosas e um dos principais assessores de Biden, no programa " Bom Dia America."

Na segunda-feira, a média de sete dias de novos casos de vírus em todo o país era de 54 mil por dia, de acordo com um banco de dados do New York Times, um nível comparável ao de meados de outubro. “Quando você se estabiliza assim, realmente existe o perigo de um ressurgimento”, disse Fauci.

Ritmo de vacinação

Cerca de 25 por cento da população total dos EUA recebeu pelo menos uma injeção e 14 por cento estão totalmente vacinados. O ritmo das vacinações tem aumentado constantemente nas últimas semanas para uma média de cerca de 2,5 milhões de vacinas por dia, bem acima da taxa diária de menos de um milhão de vacinas há dois meses. A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse na terça-feira que um total de 27 milhões de doses seriam alocadas para estados, farmácias e outras jurisdições e programas, 4 milhões das quais seriam da vacina Johnson e Johnson.

No Texas, cerca de 22% de todos os residentes receberam pelo menos uma injeção de vacina e 11% estão totalmente vacinados, de acordo com uma análise do New York Times de dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Cerca de 19% dos georgianos receberam pelo menos uma dose da vacina, de acordo com um banco de dados do Times. O governador Brian Kemp disse que até terça-feira, mais de um milhão de residentes mais velhos receberam pelo menos uma dose de vacina.

Flexibilização das restrições

Em Indiana, o governador Eric Holcomb anunciou que o mandato da máscara do estado cairá para um conselho em 6 de abril. Mas as coberturas faciais permanecerão obrigatórias em todos os prédios, instalações, locais de vacinação e testes do estado “até novo aviso” e nas escolas até o restante Do ano.

Na Carolina do Norte, o governador Roy Cooper disse na terça-feira que o estado abrandaria algumas restrições a partir de sexta-feira, incluindo o aumento do número de pessoas permitidas em reuniões e restabelecimento do horário normal para quando bebidas alcoólicas podem ser servidas em bares e restaurantes. A ordem de máscara continua sendo cumprida em todo o estado.

Na Virgínia, o governador Ralph Northam anunciou algumas mudanças na terça-feira, incluindo permitir que instalações esportivas e de entretenimento operem com capacidade adicional e aumentar o número de pessoas permitidas em eventos internos e externos. Ele também emitiu orientações preliminares sobre cerimônias de formatura e formatura em pessoa e continuará usando máscaras universais.

Na segunda-feira, a diretora do CDC, Dr. Rochelle Walensky, disse que membros da equipe de gerenciamento do vírus de Biden entraram em contato com governadores e outras autoridades estaduais sobre a disseminação e detecção de variantes e procuraram persuadi-los a "desacelerar o relaxamento".

Fonte: The New York Times.