Mais de 100 milhões de cheques de estímulo já foram emitidos

Por Arlaine Castro

dólar

O presidente Joe Biden disse na última quinta-feira, 25, que mais de 100 milhões de cheques de estímulo foram emitidos desde que o Plano de Resgate Americano foi sancionado no início deste mês e a segunda rodada de auxílio à população começou a ser enviada. 

"Isso é dinheiro de verdade no bolso das pessoas, trazendo alívio instantaneamente ou quase", disse Biden em sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o cargo. "E outros milhões receberão seu dinheiro muito em breve."

Os pagamentos, que totalizam até US $ 1.400 cada, foram distribuídos principalmente por depósitos diretos, juntamente com cheques em papel e cartões de débito enviados pelo correio. O Departamento do Tesouro enviou pelo correio quase 15 milhões de cheques em papel, totalizando US $ 34 bilhões, para americanos que não recebem o dinheiro por depósito direto, disse o IRS. Cerca de 5 milhões de cartões de débito pré-pagos totalizando US $ 11 bilhões também foram enviados.

Isso eleva o total de pagamentos desembolsados do último pacote de estímulo para cerca de 127 milhões de pagamentos, no valor de cerca de US $ 325 bilhões.

Cheques em papel e cartões de débito começaram a ser processados na sexta-feira passada e continuarão a ser enviados pelo correio nas próximas semanas, de acordo com o IRS.

Algumas pessoas podem ter estar com os pagamentos de depósito direto pendentes ou como pagamentos provisórios em suas contas. Para verificar e tirar dúvida, acesse o site oficial do IRS.

Os pagamentos chegam a US $ 1.400 para uma pessoa solteira ou US $ 2.800 para um casal que faz o pedido em conjunto, mais US $ 1.400 adicionais para cada filho dependente, inclusive filhos de imigrantes indocumentados que tenham nascido nos EUA e que os pais declarem imposto e tenham ITIN number.

Indivíduos que ganham até US $ 75.000 recebem o pagamento integral, assim como os casais com renda de até US $ 150.000. Os pagamentos diminuem para rendas acima desses limites, saindo gradualmente acima de $ 80.000 para indivíduos e $ 160.000 para casais.

Economia 

Biden acrescentou que o país também mostra outros sinais de recuperação da pandemia COVID-19, que infectou mais de 30 milhões de americanos, matou mais de 545.000 e dizimou a economia.

Desde a aprovação do Plano de Resgate Americano, "a maioria dos analistas econômicos aumentou significativamente suas projeções sobre o crescimento econômico que ocorrerá este ano", disse Biden. "Eles agora estão projetando que ultrapassará seis por cento - um crescimento de seis por cento no PIB. E apenas esta manhã, soubemos que o número de pessoas que entram com o pedido de seguro-desemprego semanal caiu quase 100.000 pessoas."

O Departamento do Trabalho dos EUA divulgou seu relatório semanal sobre novos pedidos de auxílio-desemprego na quinta-feira de manhã. De acordo com o relatório, 684.000 pessoas solicitaram o seguro-desemprego inicial na semana que terminou em 20 de março. Esta foi a primeira vez que estiveram abaixo de 700.000 desde março passado, quando a pandemia começou a se espalhar rapidamente nos Estados Unidos.

"Ainda há muitos americanos desempregados, muitas famílias sofrendo e ainda temos muito trabalho a fazer", disse Biden na quinta-feira. "Mas posso dizer a vocês, povo americano, a ajuda está aqui e a esperança está a caminho."

Quinta-feira foi a primeira vez que Biden deu uma entrevista coletiva solo desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro. Depois de fazer seus comentários iniciais, ele respondeu a perguntas sobre questões urgentes, incluindo imigração, política externa, direito de voto e controle de armas. Com informações do Business Insider e AFP. 

Leia também

SAIBA O QUE FAZER CASO NÃO TENHA RECEBIDO O ESTÍMULO DE $1.400