Série de tornados causa mortes no Alabama

Por Arlaine Castro

durante o final de semana na Geórgia e nas Carolinas, bem como em partes do Mississippi, Tennessee, Arkansas, Great Plains e o Northeast.

Uma série de tornados atingiu o Alabama na quinta-feira, 25, matando cinco pessoas, derrubando árvores, demolindo casas e tirando a energia de milhares de moradores.

O Serviço Meteorológico Nacional alertou para um "risco marginal de fortes tempestades" nesta sexta-feira e durante o final de semana na Geórgia e nas Carolinas, bem como em partes do Mississippi, Tennessee e Arkansas. 

Parte de uma ampla faixa do sul dos EUA sofre com um clima violento de tornados e tempestades. Foram relatados pelo menos cinco mortes e um número desconhecido de feridos. Mais de 35.000 clientes estavam sem energia no Alabama. A energia também foi interrompida para mais de 150.000 clientes em Ohio e Pensilvânia devido aos fortes ventos nesta sexta-feira.

As mortes confirmadas ocorreram no condado de Calhoun, no leste do estado, onde um dos vários tornados surgiu de uma "supercélula" de tempestades que mais tarde se mudou para a Geórgia, disse John De Block, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional em Birmingham .

Pat Lindsey, residente da cidade de Ohatchee, duramente atingida no condado, disse à Associated Press que um vizinho seu foi morto quando um tornado destruiu sua casa móvel. “Ele era bom como ouro”, disse Lindsey.

O xerife do condado de Calhoun, Matthew Wade, disse que o tornado cortou um caminho diagonal através do condado, atingindo principalmente áreas rurais - algo que provavelmente impediu que o número de mortos aumentasse.

Mais a oeste, vastas áreas do condado de Shelby perto de Birmingham foram seriamente danificadas.

A ameaça potencial vai além da região de Birmingham: mais de 55 milhões de pessoas continuam sob risco de fortes tempestades desde a Costa do Golfo até a Pensilvânia, com tempestades esperadas para continuar noite adentro.

O Centro de Previsão de Tempestades disse que há alto risco de tornados - nível 5 de 5 - para boa parte do norte do Alabama, incluindo Birmingham, Tuscaloosa e Huntsville. Esta é a pior previsão possível para tempestades severas, informou a CNN.