Alerta: evite postar fotos do seu cartão de vacinação

Por Neise Cordeiro

Cartão de vacinação e vial de vacina e seringa

Você recebeu a vacina COVID-19 e está animado para compartilhar as boas novas e incentivar outros a fazerem o mesmo. Você tira uma selfie segurando seu cartão de vacinação e publica no Facebook, Instagram ou em outras plataformas de mídia social.

No entanto, o Better Business Bureau e a Federal Trade Commission alertam as pessoas a não fazê-lo, porque estão compartilhando informações pessoais que podem torna-las vítimas de crimes cibernéticos.

“Você se tornará um alvo se fizer isso, existem pessoas que tentarão te persuadir a dar informações”, disse William Kresse, especialista em fraudes. Os golpistas podem alegar que estão com o governo ou serviços de saúde e tentar obter informações adicionais para roubar sua identidade.

Além de fornecer prova de que você foi vacinado, o cartão contém seu nome completo e data de nascimento, além de informações sobre onde você obteve a vacina.

Compartilhar suas informações pessoais não é o único problema

Os golpistas também estão usando os cartões de vacinação colocados nas redes sociais para falsificar cartões de vacinação e vendê-los.

Golpistas na Grã-Bretanha foram pegos vendendo cartões de vacinação falsos no eBay e TikTok. É apenas uma questão de tempo que casos semelhantes cheguem aos Estados Unidos e Canadá. Publicar fotos do seu cartão pode ajudar a fornecer aos golpistas informações que eles podem usar para criar e vender cartões falsos.

Compartilhe com segurança nas redes sociais

Se você quiser postar sobre sua vacina, aqui vão algumas maneiras mais seguras de fazê-lo.:

Compartilhe uma foto de seu adesivo de vacina ou defina uma moldura ao redor de sua foto de perfil.

Verifique suas configurações de segurança em todas as plataformas de mídia social para ver o que você está compartilhando e com quem.

Se você deseja que apenas seus amigos e familiares vejam suas postagens, certifique-se de que é assim que suas configurações de privacidade estão definidas.

Desconfie de responder a solicitações de estranhos nas redes sociais.

Caso você já postou uma foto de um cartão de vacina, remova-o imediatamente e atualize sua foto de perfil com um banner ou adesivo informando que você tomou a vacina. O principal objetivo é não comprometer a sua identidade.

Vítimas de roubo de identidade devem entrar em contato com suas instituições financeiras imediatamente e monitorar seus relatórios de crédito.

Se você identificou um golpe - independentemente de ter perdido dinheiro ou não- denuncie para BBB.org/ScamTracker ou pelos telefones 414-847-6000 ou 1-800-273-1002. Sua denúncia pode ajudar outras pessoas a evitar serem vítimas de golpes. Encontre mais informações sobre golpes e como evitá-los em BBB.org/AvoidScams.