Biden faz apelo por obrigatoriedade de máscara devido ao aumento do contágio

Por Livia Mendes

O aumento de 16% na média semanal de novas infecções por covid-19 preocupa autoridades.

O presidente Biden pediu na segunda-feira (29) aos governadores e prefeitos que restabelecessem os mandatos das máscaras em seus estados e cidades. O apelo foi feito poucas horas depois de a diretora a diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Rochelle Walensky, alertar sobre a "desgraça iminente" de uma potencial quarta onda da pandemia.

Apesar de o governo estar acelerando o ritmo das vacinações e estar ampliando o acesso às vacinas, o vírus continua em ascensão. Com isso, as autoridades têm feito apelos para que a população continue seguindo os conselhos de saúde pública, como usar máscaras e praticar o distanciamento social, para conter a propagação do vírus.

Segundo Biden, o governo está tomando medidas para expandir a elegibilidade e o acesso à vacina, incluindo a abertura de uma dúzia de novos centros de vacinação em massa. “Por favor, isso não é política, restabeleçam o mandato. O fracasso em levar este vírus a sério é exatamente o que nos colocou nessa confusão em primeiro lugar”, disse Biden.

Especialistas em saúde pública dizem que o país está em uma corrida entre a campanha de vacinação e as novas e preocupantes variantes do coronavírus. De acordo com um banco de dados do New York Times, a média semanal de novos casos no domingo era de cerca de 63 mil, um nível comparável à média do final de outubro. Isso foi acima de 54 mil por dia duas semanas antes, um aumento de mais de 16%. Aumentos semelhantes na Europa levaram a grandes surtos na disseminação da Covid-19, disse Walensky.

Embora mais de um em cada três adultos americanos tenha recebido pelo menos uma dose e quase um quinto da populção esteja totalmente vacinado, o país está muito longe de alcançar a chamada imunidade de rebanho - o ponto crítico que ocorre quando a propagação de um vírus começa a se reduzir porque muitas pessoas (70 a 90% da população) são imunes a ele.

Mas, com maior oferta de doses, os estados estão expandindo rapidamente o acesso à vacina. Na segunda-feira (29), pelo menos seis (Texas, Kansas, Louisiana, Dakota do Norte, Ohio e Oklahoma) tornaram todos os adultos elegíveis para a vacinação. Nova York disse que todos os adultos seriam elegíveis a partir de 6 de abril.

Aumento no número de casos

Em nove estados nas últimas duas semanas, as infecções aumentaram mais de 40%, segundo o banco de dados do The Times. Michigan liderou com um aumento de 133%, e Northeast também viu um aumento acentuado nos casos de vírus. Connecticut relatou um salto de 62% nas últimas duas semanas, e Nova York e Pensilvânia relataram aumentos de mais de 40%.

O aumento de Michigan não foi rastreado a nenhum evento, mas epidemiologistas notaram que os casos começaram a aumentar depois que o estado aliviou as restrições para refeições em ambientes fechados em 1º de fevereiro e suspendeu outras restrições em janeiro. Outros pontos críticos incluem Dakota do Norte, onde os casos aumentaram em quase 60%, e Minnesota, onde os casos aumentaram 47%. Desses estados, Dakota do Norte é o único atualmente sem um mandato de máscara.

A onda de novos casos vem acompanhada do relatório divulgado pelo CD na segunda-feira (29) que confirma as conclusões dos ensaios clínicos do ano passado de que as vacinas desenvolvidas pela Moderna e Pfizer foram altamente eficazes contra a Covid-19. O documento descreve que as vacinas funcionam para prevenir infecções sintomáticas e assintomáticas “em condições do mundo real”.

Fonte: The New York Times