Nova York lança app de "passaporte da vacina" Covid

Por Arlaine Castro

O "Excelsior Pass" é um aplicativo de passaporte sanitário que comprova a vacinação contra a Covid-19 ou o último resultado negativo para a doença.

O estado de Nova York lançou o "Excelsior Pass", um aplicativo de passaporte sanitário que comprova a vacinação contra a Covid-19 ou o último resultado negativo para a doença. É a primeira iniciativa do tipo entre os estados americanos voltada a permitir entrada em locais e eventos. 

O app foi intensamente testado em sua versão beta e agora está disponível para todos os moradores. Ele funcionará com um QR Code e permitirá a entrada da pessoa em eventos de diversos tipos, como os culturais, mas o usuário terá total liberdade de optar para qual tipo de estabelecimento ele quer passar liberar sua entrada.

Segundo o governo, as informações usam a tecnologia blockchain desenvolvida pela IBM e quem acessar o QR Code terá apenas a informação se o acesso é válido ou não, sem maiores detalhamentos.

"O Excelsior Pass vai desenvolver um papel crítico em passar informações para eventos e locais em geral para um caminho seguro e alinhado, permitindo para nós acelerar a reabertura desse tipo de serviço e colocando-nos um passo mais próximo de alcançar a normalidade", destacou o governador, Andrew Cuomo.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a IBM para confirmar um resultado negativo recente de PCR ou teste de antígeno ou prova de vacinação. Pense nisso como um cartão de embarque de uma companhia aérea móvel: você pode optar por carregar uma cópia impressa ou armazenar uma versão digital em seu smartphone usando o aplicativo Excelsior Pass Wallet. Cada documento apresenta um código QR seguro para que empresas e locais possam digitalizar.

O documento ajudará as pessoas a entrarem em teatros, estádios e arenas, recepções de casamento, eventos com bufê e outros encontros sociais em Nova York. Grandes locais como o Madison Square Garden de Manhattan e o Times Union Center em Albany já registraram interesse; a partir de 2 de abril, o Excelsior Pass será expandido para artes, entretenimento e locais de eventos menores.

Cuomo também anunciou recentemente a expansão do programa New York Forward Rapid Test, que disponibiliza o teste rápido de baixo custo ao público. Os resultados são compartilhados com o Sistema de Relatórios Eletrônicos de Laboratórios Clínicos da Secretaria de Estado da Saúde, permitindo a integração com o Excelsior Pass.

Na Flórida, o governador Ron DeSantis disse na segunda-feira, 29, que não pretende adotar nenhum tipo de passaporte da vacina. Leia a fala dele aqui.

Outros países também analisam adotar o passaporte da vacina. A China implantou seu passaporte sanitário, mas com o objetivo de permitir viagens internacionais. A União Europeia deve liberar a sua versão em 15 de junho e Portugal já deu início aos testes. Com informações da AFP e