CDC alivia restrições de viagens para pessoas vacinadas

Por Arlaine Castro

De acordo com a nova orientação dos EUA emitida nesta sexta-feira, 2, pessoas totalmente vacinadas podem viajar dentro dos EUA sem fazer o teste para o coronavírus ou entrar em quarentena depois.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças atualizaram suas orientações sobre a pandemia e aliviaram algumas restrições de viagens para pessoas que já foram vacinadas com as duas doses contra a covid-19. 

De acordo com a nova orientação dos EUA emitida nesta sexta-feira, 2, pessoas totalmente vacinadas podem viajar dentro dos EUA sem fazer o teste para o coronavírus ou entrar em quarentena depois. No entanto, o órgão recomenda que a pessoa siga regras de prevenção como o uso constante e correto de máscara, álcool gel e distanciamento social mesmo assim durante as viagens. 

Anteriormente, a agência havia alertado contra viagens desnecessárias até mesmo para pessoas vacinadas, mas disse que atualizaria suas orientações à medida que mais pessoas fossem vacinadas e evidências aumentassem sobre a proteção que as vacinas fornecem.

“Todos os dias você obtém mais dados e muda sua orientação com base nos dados existentes”, disse o Dr. Ali Khan, reitor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Nebraska.

De acordo com o CDC, quase 100 milhões de pessoas nos EUA - ou cerca de 30% da população - receberam pelo menos uma dose da vacina COVID-19. Uma pessoa é considerada totalmente vacinada duas semanas após receber a última dose necessária da vacina.

Pessoas não vacinadas ainda são aconselhadas a evitar viagens desnecessárias. 

A nova orientação diz:

- Pessoas totalmente vacinadas podem viajar dentro dos EUA, sem fazer o teste do coronavírus ou ficar em quarentena. As pessoas ainda devem usar máscara, distanciar-se socialmente e evitar multidões, afirma a agência.

- Para viagens internacionais, a agência diz que as pessoas vacinadas que partem dos EUA para o exterior não precisam fazer o teste COVID-19, embora alguns destinos possam exigir o teste.

- Estrangeiros vacinados ainda devem obter um teste COVID-19 negativo antes de embarcar em um voo para os EUA e ser testados três a cinco dias após o retorno. Eles não precisam ser colocados em quarentena.

A agência observou a introdução potencial de variantes do vírus e diferenças na cobertura de vacinas em todo o mundo para a orientação cautelosa em viagens ao exterior. A restrição de entrada do governo federal de brasileiros e cidadãos de outros países da lista com vistos de turistas, estudantes e outros tipos continua. 

O CDC citou pesquisas recentes sobre os efeitos das vacinas no mundo real para sua orientação atualizada.

A agência já havia dito que pessoas totalmente vacinadas podiam se visitar em ambientes fechados sem usar máscaras ou distanciamento social. Ele também disse que as pessoas vacinadas podem visitar pessoas não vacinadas de uma única casa em condições semelhantes, desde que as pessoas não vacinadas tenham baixo risco de doença grave se infectadas. Com informações da Associated Press.

Para ler o comunicado na íntegra, clique aqui.