EUA aplicaram mais de 165 milhões de doses da vacina covid-19

Por Arlaine Castro

EUA lideram vacinação mundial.

Os EUA relataram mais de 4 milhões de doses de vacina aplicadas em um único dia pela primeira vez no sábado, 3, de acordo com dados do CDC. Mais de 100 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina, cerca de 40% de todos os adultos. E 23% dos adultos nos EUA já estão totalmente vacinados, segundo a Casa Branca.

A agência disse que 106.214.924 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina, enquanto 61.416.536 pessoas foram totalmente vacinadas até este domingo.

A contagem do CDC inclui as vacinas de duas doses da Moderna e da Pfizer/BioNTech, bem como a vacina de dose única da Johnson & Johnson, e traz dados atualizados até a manhã deste domingo.

Um total de 7.742.126 doses de vacinas foram administradas em instituições de cuidados de longo prazo, como casas de repouso e casa de reabilitação, disse o CDC.

Enquanto isso, 12 estados abriram a elegibilidade da vacina para todos os adultos nesta segunda-feira: Alabama, Flórida, Idaho, Iowa, Kentucky, Nebraska, Nevada, Novo México, Michigan, Dakota do Sul, Tennessee e Wisconsin estão retirando as restrições para adultos de 16 anos ou mais.

Os números de março melhoraram muito em relação a janeiro. Os Estados Unidos relataram 37.925 mortes por COVID-19 e cerca de 1,8 milhão de novos casos de coronavírus em março, com números quase um terço do ritmo de janeiro, mostra uma análise do USA TODAY de dados da Johns Hopkins.

Na Flórida, a contagem real de variantes que assolam o estado é provavelmente duas ou três vezes maior do que o relatado, disse o diretor do departamento de saúde do condado de Palm Beach.

O governo federal anunciou nesta segunda-feira a abertura de mais três locais de vacinação em massa administrados pelo governo federal, em Columbia, Carolina do Sul; Pueblo, Colorado; e St. Paul, Minnesota, informou o USA Today. 

Acompanhe a vacinação em tempo real nos EUA, Brasil e outros países clicando aqui.