Biden antecipa data para vacinação de todos os adultos

Por Livia Mendes

Plano inicial de vacinar a população adulta era até 1º de maio.

O presidente Joe Biden anunciou na tarde da última terça-feira (07) que os estados devem tornar todos os adultos nos EUA elegíveis para a vacina covid-19 até 19 de abril, duas semanas antes do prazo anterior estabelecido para 1º de maio. Além disso, o presidente norte-americano também destacou o marco de vacinação nos EUA, quando o país alcançou 150 milhões de doses da vacina com 75 % dos idosos tendo recebido pelo menos uma injeção.

Durante o anúncio, Biden também pediu para que os americanos se mantenham em alerta e continuem com as medidas de prevenção do vírus. Ele ressaltou que levará vários meses para que a maioria dos adultos seja totalmente vacinada e que diversas vidas continuariam em risco, se as pessoas pararem de seguir as recomendações de distanciamento social e uso de máscaras.

A maioria dos estados já anunciou que abriria a elegibilidade para todos os adultos até 19 de abril, restando apenas o Havaí para fazê-lo, de acordo com a contagem da NBC News. A governadora do Oregon, Kate Brown, tuitou após o anúncio planejado de Biden ser relatado que seu estado também tornaria residentes com idade superior a 16 anos elegíveis para vacinação a partir dessa data.

Mas só porque todos os adultos estarão qualificados para a vacinação até 19 de abril não significa que todos poderão recebê-la até lá, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. "Isso não significa que eles vão conseguir naquele dia; significa que podem entrar na fila naquele dia, se ainda não o fizeram antes", afirmou Psaki.

O anúncio do presidente na terça-feira ocorre em um momento em que as autoridades expressam preocupação com outro aumento de casos da Covid-19, com a taxa de incidência aumentando em adultos jovens.

Só na semana passada, as infecções por coronavírus aumentaram 7% em relação ao período anterior, as internações hospitalares aumentaram 3% e as mortes caíram ligeiramente para cerca de 800 por dia, disseram autoridades em um briefing sobre coronavírus na Casa Branca na segunda-feira (05).

"O vírus está se espalhando porque muitas pessoas que veem o fim à vista pensam que já estamos na linha de chegada. Deixe-me ser muito sincero com você, ainda não terminamos. Ainda temos muito trabalho a fazer. Ainda estamos em uma corrida de vida ou morte contra este vírus", disse Biden. 

Entre aqueles com 65 anos ou mais, 55% dos quais estão totalmente vacinados, houve uma diminuição nas visitas ao pronto-socorro e hospitalizações, disseram as autoridades.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, quase um quarto dos adultos nos EUA estão totalmente vacinados e cerca de 40% receberam pelo menos uma dose da vacina Covid-19.

Fonte: NBC News