Isenção de quarentena de 14 dias em outro país agora abrange mais categorias

Por Livia Mendes

Estrangeiros que foram contemplados com a nova lista de exceções devem procurar informações na embaixada ou consulado sobre como proceder com os vistos.

O governo americano determinou na última quinta-feira (08) que a viagem de imigrantes, titulares de visto de noivo(a) e certos visitantes de intercâmbio não está mais sujeita à restrição de 14 dias em outro país antes de ser permitida a entrada nos Estados Unidos. A decisão libera viajantes do Brasil que se enquadrem na lista de exceções e queiram viajar aos EUA. 

A isenção agora abrange estrangeiros que: sejam noivos de cidadãos americanos; tenham um possível empregador com sede nos EUA; sejam acompanhantes de menores de idade; ou trabalhem no setor de aeronáutica.

A decisão coloca essas pessoas na lista de exceção de interesse nacional (National Interest Exceptions - NIE), entretanto, indivíduos que não se enquadrem nas classificações de isenção, ainda precisam fazer a quarentena de duas semanas em outro país antes de entrarem nos Estados Unidos.

Além dos noivos de cidadãos americanos e pilotos e tripulações que viajam para os Estados Unidos para treinamento ou retirada, entrega ou manutenção de aeronaves a isenção também engloba alguns programas de intercâmbio.

Os visitantes de intercâmbio que agora fazem parte da lista de exceção de interesse nacional incluem: viagens de Au Pair, estágios e trainees, professores especializados e viajantes que forneçam suporte a assuntos críticos de política externa. Clique aqui para conferir os detalhes sobre os intercâmbios e as exceções.

Proclamações Presidenciais Geográficas Covid

Na tentativa de conter a disseminação do coronavírus e, principalmente, as variantes identificadas em outros países como Brasil, Reino Unido e África do Sul, o governo americano vem fazendo uma série de proclamações restritivas para viajantes que passem por esses lugares.

Apesar de a entrada de brasileiros não ter sido completamente vetada pelo governo dos EUA, qualquer pessoa que tenha a intenção de sair do Brasil em direção aos Estados Unidos, precisa fazer uma quarentena de duas semanas em outro país que não esteja na lista de restrições da proclamação, salvo exceções.

Os países englobados pelas proclamações restritivas incluem a China, o Irã, o Reino Unido, a Irlanda, a África do Sul e o Brasil.

Com a mudança, os requerentes de visto desses países que se enquadram nas novas exceções devem consultar o site da embaixada ou consulado mais próximo para verificar quais serviços de visto estão sendo realizados, uma vez que as operações regulares foram reduzidas devido à pandemia.

Até o momento, entrevistas de vistos para não imigrantes estão suspensas e alguns vistos de imigrantes considerados “essenciais” estão sendo processados. Clique aqui para obter mais informações sobre os vistos de imigrante e residente legal permanente.

Sobre os demais vistos, o site da embaixada apresenta o seguinte comunicado: “Continuaremos a prestar serviços essenciais da Missão e de visto de emergência, conforme os recursos e as condições locais permitirem. Retomaremos os serviços rotineiros de vistos o mais rápido possível, mas não temos condições de fornecer uma data específica”.

São considerados vistos de não imigrantes viagem aos Estados Unidos em caráter temporário, incluindo turismo, trabalho temporário, estudo e intercâmbio.

Fontes: US Department of State e US Embassy