Democratas reintroduzem legislação para medicare a partir de 50 anos

Por Arlaine Castro

27% dos adultos que se aproximam da aposentadoria nos EUA tinham pouca ou nenhuma confiança em poder pagar o seguro saúde no próximo ano, segundo pesquisa da Universidade de Michigan.

Um grupo de senadores democratas reintroduziu uma legislação, apelidada de "Lei do Medicare aos 50", que expandiria o acesso ao Medicare para americanos com idade entre 50 e 64 anos.

“Esta legislação tem o potencial de reduzir os custos das pessoas, bem como de reforçar o programa Medicare existente”, disse a senadora Debbie Stabenow (D-MI), que patrocinou o projeto junto com vinte co-patrocinadores democratas, a repórteres na quarta-feira, 21. “E ajudaria a fortalecer o mercado de seguro saúde.”

Uma pesquisa de 2019 da Universidade de Michigan descobriu que 27% dos adultos que se aproximam da aposentadoria tinham pouca ou nenhuma confiança em poder pagar o seguro saúde no próximo ano e 45% tinham pouca ou nenhuma confiança em arcar com os custos de seu seguro saúde, uma vez que aposentado.

“Você trabalha duro a vida toda e simplesmente não consegue mais lidar com o trabalho físico e está tentando aguentar para chegar aos 65”, disse Stabenow, referindo-se à idade em que os americanos se qualificam automaticamente para o Medicare. “Talvez você tenha 55 ou 58 anos forçado a se aposentar por causa do trabalho específico que você faz. Muitas pessoas estão nessa situação. ”

Há apoio bipartidário para expandir a elegibilidade do Medicare entre os americanos: uma pesquisa de janeiro de 2019 da Kaiser Family Foundation descobriu que 77% dos 1.190 entrevistados - incluindo 69% dos republicanos - favoreciam um plano de adesão do Medicare para pessoas tão jovens quanto a idade de 50.

A legislação também vai um passo além do plano Medicare do presidente Biden, que propunha reduzir a idade de elegibilidade do Medicare para 60 anos.

“Depois de quatro anos de trabalho do presidente Trump para revogar o Affordable Care Act e tirar as opções das pessoas e a cobertura de saúde, é muito bom poder virar a página”, Tammy Baldwin (D-WI), um dos co do projeto -patrocinadores, disse na chamada. “Quando se trata de fornecer acesso a cuidados de saúde acessíveis para todos os americanos, há mais que devemos fazer agora para mudar o status quo e melhorar nosso sistema de saúde e reduzir custos.”

O projeto de lei também garantiria que não haveria efeitos prejudiciais para aqueles que já seriam elegíveis para o Medicare sem este projeto de lei.

“À medida que as pessoas se aproximam da aposentadoria, suas necessidades de saúde tendem a aumentar”, disse o senador Sherrod Brown (D-OH), um dos co-patrocinadores do projeto. “A importância dos medicamentos prescritos e seus custos aumentam. Deixar as pessoas escolherem comprar o Medicare, a partir dos 50 anos, resolveria isso. É algo alcançável que podemos realizar imediatamente para fazer a diferença na vida de milhões de americanos. ” Com informações do Yahoo. 

Veja o projeto de lei na íntegra aqui.