União Europeia analisa retirar restrição de viagem para turistas dos EUA

Por Arlaine Castro

air europa facebook 2

A União Europeia está finalizando planos para permitir que turistas dos Estados Unidos viajem para o bloco de 27 países neste verão, disseram autoridades nesta segunda-feira, 26. Antes da pandemia, os países do bloco europeu recebiam cerca de 15 milhões de turistas americanos por ano, segundo da Associated Press.

Mais de um ano depois de a UE restringir as viagens à região ao mínimo, em uma tentativa de conter a pandemia, a Comissão Europeia disse que faria uma recomendação aos Estados membros para permitir o retorno de viajantes americanos, principalmente os vacinados.

Por enquanto, a comissão não disse quando exatamente os turistas terão permissão para voltar ao bloco e se uma abordagem recíproca se aplicará aos turistas europeus que desejam viajar para os EUA.

O porta-voz da Comissão Europeia, Adalbert Jahnz, disse a repórteres que o órgão executivo da UE espera restaurar as "viagens transatlânticas não essenciais assim que for seguro fazê-lo".

Não ficou imediatamente claro se apenas a vacinação completa seria aceita para entrada, ou se um teste de PCR negativo ou prova de recuperação recente de COVID-19 também poderia ser apresentado.

No domingo, o The New York Times publicou uma entrevista com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, relatando que americanos totalmente vacinados poderiam visitar países da UE neste verão, uma vez que todas as vacinas contra coronavírus usadas atualmente nos EUA também foram aprovadas pelo órgão regulador da UE. Mas o relatório não mencionou se ela foi questionada sobre se os americanos também poderiam fornecer um teste PCR negativo ou evidência de recuperação da COVID-19.

“Essas são algumas das questões que ainda precisamos resolver”, disse Jahnz. “A proposta ainda não foi feita. Por enquanto, não temos nada mais para seguir do que o que o presidente (da Comissão Europeia) disse. ”
“Os americanos, até onde posso ver, usam vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos”, disse Von der Leyen na entrevista. “Isso vai permitir a livre circulação e as viagens para a União Europeia.

Porque uma coisa é clara: todos os 27 estados membros aceitarão, incondicionalmente, todos aqueles que forem vacinados com vacinas aprovadas pela EMA ”.

No entanto, o retorno de turistas americanos aos países da UE será condicionado à situação epidemiológica tanto nos Estados Unidos quanto dentro do bloco. A medida é semelhante à tomada por Donald Trump em março de 2020 e que restringiu a entrada de viajantes da Europa ses nos EUA.

As viagens para a UE são atualmente extremamente limitadas, exceto por países com baixas taxas de infecção, incluindo Austrália e Nova Zelândia. Mas a Grécia, que depende muito do turismo, já suspendeu as restrições de quarentena para os EUA, Grã-Bretanha, Emirados Árabes Unidos, Sérvia, Israel e Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça não membros da UE que fazem parte de um pacto europeu de viagens. Os viajantes desses países não estarão mais sujeitos à quarentena de sete dias se possuírem um certificado de vacinação ou teste de PCR negativo.

As entradas de turistas do Brasil aos EUA e na Europa também segue restrita e com regras como apresentação de vacina, teste negativo e em alguns ainda é necessário fazer a quarentena.