EUA vão doar 60 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca

Por Gazeta Brazilian News

vacina Oxford,AstraZeneca

Os Estados Unidos vão enviar um lote de 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para outros países assim que a quantidade encomendada chegar, afirmou o conselheiro do governo do país para a Covid-19, Andy Slavitt.

Em declarações a repórteres nesta segunda-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que cerca de 60 milhões de doses deverão estar disponíveis para exportação nos próximos meses, mas ainda não está decidido quais países poderão receber as doses.
A vacina AstraZeneca é amplamente utilizada em todo o mundo, mas ainda não foi autorizada pela Food and Drug Administration dos EUA.

“Visto que o AstraZeneca não está autorizado para uso nos Estados Unidos, não precisamos usar o AstraZeneca em nossa luta contra o COVID nos próximos meses”, disse Psaki. "Vamos avaliar uma série de solicitações para uma série de necessidades em todo o mundo.”

O governo Joe Biden havia dito em março que iria mandar cerca de 4 milhões de doses para seus vizinhos, o México e o Canadá.Ele agora enfrenta pressão para aumentar o número de destinatários de suas doações, especialmente para a Índia.

O governo dos EUA está seguro de que o país tem doses suficientes com os três fornecedores que até agora têm garantido as vacinas: Johnson & Johnson, Pfizer e Moderna.

Cerca de 10 milhões de doses da vacina da AstraZeneca já foram produzidas, mas não autorizadas pelo FDA.

Outras 50 milhões ainda estão em produção, e devem estar disponíveis entre maio e junho.
Os EUA compraram 300 milhões de doses da AstraZeneca.

A fábrica responsável pelas doses da AstraZeneca era a Emergent BioSolutions, em Baltimore, e teve problemas com a produção de uma outra vacina, a da Johnson & Johnson. Depois desse episódio, o governo mandou a Johnson & Johnson gerenciar a unidade de produção para garantir a qualidade dos produtos.

Os EUA também mandaram a fábrica parar de produzir as doses da AstraZeneca, que procura um outro local para poder fabricar sua vacina no país.