Biden investirá $1,5 tri vindos do IRS em plano econômico

Por Livia Mendes

Tributação dos mais ricos será usada por Biden para financiar o American Families Plan.

O presidente Joe Biden buscará $ 80 bilhões para financiar um aumento da fiscalização do Internal Revenue Service (IRS). A ideia é reforçar a auditoria de pessoas de alta renda para ajudar a pagar o programa American Families Plan, que ele deve revelar ainda esta semana.

Com os aumentos de impostos do lado individual para os ricos constituindo uma parte mais significativa e tangível, Biden planeja financiar sua proposta. O governo acredita que as medidas reforçadas para reprimir a evasão fiscal aumentarão a receita do governo em $ 700 bilhões, embora alguns especialistas externos sejam céticos.

Administrações anteriores têm elogiado o reforço da fiscalização do IRS para arrecadar dinheiro e, embora haja definitivamente grandes quantias que podem ser retiradas, resta saber se será tanto quanto a equipe de Biden prevê.

Propostas de investimentos

Em sessão do Congresso na próxima quarta-feira (28) Biden pretende revelar detalhes da proposta legislativa de cerca de $ 1,5 trilhão que serão investidos em educação, creches e férias.

Será a segunda parte de uma ampla proposta de gastos de $ 4 trilhões, a primeira dos quais foi um plano de infraestrutura e empregos de cerca de $ 2 trilhões. Os detalhes do plano ainda estão sendo elaborados e seu custo total ainda não foi definido, mas o American Families Plan deve chegar a algo entre $ 1,5 e $ 1,8 trilhão.

Os principais elementos do plano incluem financiamento de creches, faculdade comunitária gratuita, pré-K universal e licença médica. Também está nas diretrizes do plano estender outros serviços como o crédito tributário infantil expandido até 2025, o crédito de imposto de renda ganho expandido e os subsídios do Affordable Care Act.

A proposta inclui a construção ou reforma de mais de 2 milhões de residências ou unidades habitacionais, substituindo todos os canos de chumbo do país e garantindo que todos os americanos tenham acesso a banda larga de alta velocidade, confiável e acessível. Ele também exige investimentos em manufatura, transporte, pesquisa e desenvolvimento, reforçando a assistência aos idosos e deficientes físicos, construindo novas escolas públicas e melhorando os edifícios existentes.

Financiamento

O American Jobs Plan investiria pesadamente na reconstrução da infraestrutura do país e tornaria sua malha energética mais verde nos próximos oito anos. O presidente diz que planeja pagar por sua proposta aumentando os impostos corporativos e eliminando incentivos fiscais para combustíveis fósseis, que foi uma de suas principais promessas de campanha.

Além da aplicação reforçada do IRS, o financiamento do plano inclui o aumento da taxa marginal superior de 37% para 39,6% (de volta à taxa máxima antes dos cortes de impostos de 2017) e o aumento da taxa de ganhos de capital para pessoas que recebem mais de $ 1 milhão de 20% para 39,6%.

Biden aumentaria a alíquota do imposto de renda corporativo de 21% para 28%. A taxa havia chegado a 35% antes que o ex-presidente Donald Trump e os republicanos do Congresso cortassem impostos em 2017. A Casa Branca diz que esse aumento de impostos corporativos levantaria mais de $ 2 trilhões nos próximos 15 anos.

Fonte: CNN