Biden irá aumentar salário mínimo para $15 por hora

Por Livia Mendes

Medida está em vigor para funcionários do governo, mas Biden prometeu o aumento a todos os trabalhadores.

O presidente Joe Biden assinou uma ordem executiva na última terça-feira (27) para aumentar o salário mínimo para $ 15 por hora para contratantes federais, proporcionando um aumento de renda para centenas de milhares de trabalhadores.

Funcionários do governo Biden disseram que os salários mais altos levariam a uma maior produtividade do trabalhador, compensando quaisquer custos adicionais para os contribuintes.

“Esta ordem executiva promoverá economia e eficiência nas contratações federais, proporcionando valor para os contribuintes, aumentando a produtividade do trabalhador e gerando trabalho de melhor qualidade, aumentando a saúde, o moral e o esforço dos trabalhadores”, disse a Casa Branca em um comunicado.

O aumento pode ser muito vantajoso para os trabalhadores que ganham o mínimo atual de $ 10,95 por hora. Esses funcionários receberiam um reajuste salarial de 37%, embora o aumento ocorresse gradativamente, de acordo com os termos do pedido.

Todas as agências federais precisariam incluir o salário mais alto em novas ofertas de contratos até 30 de janeiro do próximo ano. Em 30 de março, as agências precisariam implementar o salário mais alto em novos contratos. O aumento também seria em contratos existentes que são prorrogados.

O salário seria indexado à inflação, então aumentaria automaticamente a cada ano para refletir as mudanças nos preços. O salário mínimo de $ 7,65 por hora para contratantes federais seria substituído pelo mínimo padrão até 2024.

Biden pressionou para estabelecer um salário mínimo de US $ 15 por hora em todo o país para todos os trabalhadores, tornando-o parte de seu pacote de ajuda ao coronavírus. Mas o parlamentar do Senado disse que o aumento salarial não seguiu as regras orçamentárias que permitiram que o plano de US $ 1,9 trilhão fosse aprovado por maioria simples, por isso não foi incluído no projeto de lei que se tornou lei em março.

Além disso, em seu primeiro discurso no Congresso, Biden afirmou que aumentaria o salário mínimo de todo o país, fazendo valer sua promessa de campanha. “Vamos aumentar o salário mínimo para US$ 15 por hora. Ninguém trabalhando 40 horas por semana deveria viver abaixo da linha pobreza. Devemos assegurar equidade para as mulheres também. Devemos cuidar disso já”, disse Biden.

Fontes: NBC Miami e BBC