Programa de saúde Affordable Care Act recebe 1 milhão de inscritos

Por Livia Mendes

Programa oferece subsídios para pacotes premium e expande atendimento.

Um milhão de pessoas se inscreveram para a cobertura do Affordable Care Act, popularmente conhecido como Obamacare, durante o período de inscrição especial que o presidente Joe Biden lançou em meados de fevereiro. As inscrições estão abertas até 15 de agosto.

"Desde que se tornou lei, há mais de uma década, o Affordable Care Act tem sido uma salvação para milhões de americanos. A pandemia demonstrou o quanto é necessário e como é importante continuarmos a aprimorá-lo. Com esta oportunidade de inscrição especial, fizemos um enorme progresso na expansão do acesso ao seguro saúde", disse Biden.

Normalmente, a inscrição durante o ano é limitada àqueles que perderam emprego e/ou passaram por outros eventos de dificuldade na vida, como o divórcio. O ex-presidente Donald Trump se recusou a relaxar o acesso na primavera passada em face da pandemia de Covid-19.

Os 14 estados e o Distrito de Columbia que administram seus próprios programas também reabriram as inscrições, embora a duração varie.

Os clientes novos e existentes podem aproveitar os subsídios de contas premium aprimoradas que faziam parte do pacote de alívio do coronavírus de US $ 1,9 trilhão dos democratas, que Biden sancionou em março. O atendimento mais generoso, que dura dois anos, reduziu os valores premium mensais em mais de 40%, de R $ 100 para R $ 57, em média, segundo a administração.

No American Rescue Plan, os inscritos não pagam mais do que 8,5% de sua renda para cobertura, contra quase 10%. E os segurados de baixa renda recebem subsídios que eliminam completamente seus prêmios.

Além disso, aqueles que ganham mais de 400% do nível federal de pobreza, cerca de US $ 51.000 para um indivíduo e US $ 104.800 para uma família de quatro pessoas em 2021, são elegíveis para ajuda pela primeira vez.

Os subsídios maiores estão permitindo que os clientes assinem planos com benefícios mais generosos e menores custos diretos e franquias. O American Families Plan, que Biden revelou no final de abril, visa tornar os subsídios aumentados permanentes.

Fonte: CNN