Varejistas retiram obrigatoriedade de máscara para vacinados nos EUA

Por Arlaine Castro

target facebook

Grandes varejistas nos EUA começam a retirar a obrigatoriedade de uso de máscaras para clientes e funcionários totalmente vacinados em lojas em todo os Estados Unidos. A Target, Walmart e Publix estão entre algumas delas. A orientação segue a atualização do CDC na semana passada sobre uso de máscaras.

A Target não está mais exigindo que clientes e funcionários totalmente vacinados usem coberturas faciais, a menos que seja exigido pelas leis locais, anunciou a empresa nesta segunda-feira, 17.
Isso significa que as lojas na Flórida não exigirão máscaras faciais para indivíduos totalmente vacinados, uma vez que o governador Ron DeSantis emitiu uma ordem executiva suspendendo todos os mandatos locais COVID-19 no estado.

“A saúde e a segurança de nossos clientes e membros da equipe têm sido a principal prioridade da Target durante a pandemia, e temos seguido de perto e de forma consistente as recomendações do CDC ao longo do tempo”, disse a empresa em um comunicado. “Dada a orientação atualizada do CDC na semana passada, a Target não exigirá mais que os clientes totalmente vacinados e os membros da equipe usem coberturas faciais em nossas lojas, exceto onde for exigido pelas leis locais.”

Apesar da mudança, a Target diz que as coberturas faciais ainda são “fortemente recomendadas para clientes e membros da equipe que não estão totalmente vacinados”. “Continuaremos com nossas medidas de segurança e limpeza cada vez maiores, incluindo o distanciamento social, em todas as nossas lojas”, diz o comunicado.

A Starbucks anunciou que as máscaras serão "opcionais" para clientes totalmente vacinados a partir de 17 de maio "a menos que os regulamentos locais as exijam por lei". Os funcionários ainda serão obrigados a usar coberturas faciais e os banheiros permanecerão fechados ao público nas lojas onde não há assentos internos disponíveis.

O Walmart também anunciou que os clientes totalmente vacinados não serão obrigados a usar máscaras. A cobertura facial se tornará opcional para funcionários vacinados a partir de 18 de maio, e a empresa oferecerá aos trabalhadores um bônus de US $ 75 pela vacinação.

Costco, Trader Joe's, Starbucks e Publix também não exigem mais máscaras para clientes vacinados. Já a Macy's, Kroger e Home Depot estão entre aqueles que ainda exigem o uso de máscaras e não atualizaram suas políticas da pandemia.

Outros varejistas, como CVS, Walgreens e Gap, estão avaliando a orientação e analisando se irão alterar suas regras, de acordo com o Insider.