Biden se prontifica a compartilhar vacinas com outros países

Por Livia Mendes

Os EUA têm enfrentado uma pressão crescente para compartilhar mais de seu estoque de vacinas com o mundo, à medida que o interesse por vacinas diminuiu internamente.

O presidente Joe Biden disse nesta segunda-feira (17) que os EUA compartilharão 20 milhões de doses adicionais de vacinas COVID-19 com o mundo nas próximas seis semanas. O anúncio foi feito conforme a demanda do país por vacinas cai e as disparidades globais na distribuição se tornam mais evidentes.

As doses virão da produção existente de estoques de vacinas da Pfizer, Moderna ou Johnson & Johnson, marcando a primeira vez que doses controladas pelos EUA de vacinas autorizadas para uso no país serão compartilhadas no exterior. Isso aumentará o compromisso global de compartilhamento de vacinas dos EUA para 80 milhões.

“Sabemos que a América nunca estará totalmente segura até que a pandemia que assola o mundo esteja sob controle”, disse Biden na Casa Branca.

O anúncio vem no topo do compromisso anterior do governo Biden de compartilhar cerca de 60 milhões de doses da vacina AstraZeneca, que ainda não está autorizada para uso nos EUA, até o final de junho. As doses do AstraZeneca estarão disponíveis para envio assim que forem aprovadas uma revisão de segurança pela Food and Drug Administration.

“Nossa nação vai ser o arsenal de vacinas para o resto do mundo”, disse Biden. Ele acrescentou que, em comparação com outros países como Rússia e China, que buscaram alavancar suas doses produzidas internamente, “não usaremos nossas vacinas para garantir favores de outros países”, disse.

Destino das vacinas

O governo Biden ainda não disse como será compartilhado o novo compromisso de vacinas ou quais países as receberão.

Até o momento, os EUA compartilharam cerca de 4,5 milhões de doses da vacina AstraZeneca com Canadá e México. Doses adicionais da vacina Pfizer fabricada nos EUA começam a ser exportadas à medida que a empresa cumpre os compromissos iniciais do contrato com o governo federal.

Pressão para distribuir as doses

O país tem enfrentado uma pressão crescente para compartilhar mais de seu estoque de vacinas com o mundo, à medida que o interesse por vacinas diminuiu internamente.

“Enquanto os países ricos continuam aumentando as vacinações, menos de 1% das doses da vacina COVID-19 em todo o mundo foram administradas a pessoas em países de baixa renda", disse Tom Hart, CEO da campanha ONE. "Quanto mais cedo os EUA e outros os países ricos desenvolvem uma estratégia coordenada para compartilhar as doses da vacina com os mais vulneráveis do mundo, mais rápido acabaremos com a pandemia para todos”, afirmou

Vacinação nos EUA

Mais de 157 milhões de americanos receberam pelo menos uma dose da vacina COVID-19 e 123 milhões estão totalmente vacinados contra o vírus. Biden espera que os EUA tenham 160 milhões de pessoas totalmente vacinadas até 4 de julho.

Globalmente, mais de 3,3 milhões de pessoas morreram devido ao coronavírus. Os EUA viram a maior perda confirmada de vidas de COVID-19, com mais de 586 mil pessoas.

Fonte: Local 10