Mortes semanais por COVID caem para a menor em 14 meses nos EUA

Por Livia Mendes

Flórida apresentou queda nas hospitalizações.

As mortes nos EUA por COVID-19 na semana passada caíram para o nível mais baixo em quase 14 meses e o número de novos casos continuou a diminuir pela quinta semana consecutiva, de acordo com uma análise da Reuters de dados estaduais e municipais.

As mortes na semana encerrada em 16 de maio totalizaram 4.165, o menor número de mortes semanais desde março de 2020, quando o país registrou 2.293 mortes. Em média, cerca de 600 pessoas morreram de COVID a cada dia, abaixo do pico de mais de 3 mil mortes por dia na maior parte de janeiro.

Flórida

A Flórida na semana passada registrou 353 novas mortes por covid-19. Isso representa uma queda de 26% no número de fatalidades causadas pela doença. O número de hospitalizações também diminuiu, registrando uma queda de 9,7%, se comparado a semana anterior.

As reduções em hospitalizações e mortes no estado são provavelmente impulsionadas pela queda no número de novos infectados. O estado registrou 22 mil novos casos e, apesar de o número parecer alto, é uma redução de 17,9% se comparado à semana anterior.

Com relação à vacinação, a Flórida tem pouco mais de 45% de sua população vacinada com pelo menos uma dose. Aqueles que receberam a imunização completa representam 35,4% da população do estado.

Vacinação pelo país

Cerca de 37% da população do país foi totalmente vacinada até domingo, e 47% recebeu pelo menos uma dose da vacina COVID-19, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. New Hampshire lidera o país com 85% de seus residentes recebendo pelo menos uma dose, seguido por Vermont com 65% e Massachusetts com 62%.

A taxa de vacinação, no entanto, vem diminuindo há quatro semanas consecutivas. Nos últimos sete dias, uma média de 2 milhões de doses de vacina foram administradas por dia, o que representa uma queda de 2% em relação à semana anterior, após uma queda de 17% na semana anterior.

Novos casos pelos EUA

Os novos casos de COVID-19 caíram 20% na semana passada para 233 mil, o menor desde junho, de acordo com a análise da Reuters. Apenas quatro dos 50 estados registraram aumentos semanais em novos casos, incluindo o Alabama, que relatou mais de 9.000 novas infecções na semana passada, após processar um acúmulo de testes.

Excluindo esse acúmulo, o Colorado liderou o país em novos casos per capita, ultrapassando Michigan, embora as novas infecções estejam caindo em ambos os estados. As taxas mais baixas de infecção com base na população foram em Nova Jersey, Oklahoma e Califórnia. Em todo o país, o número médio de pacientes com COVID-19 em hospitais caiu 12%, a quarta queda semanal consecutiva.

Fonte: Reuters