UE e EUA anunciam doações de doses da vacina covid-19 a países necessitados

Por Arlaine Castro

Vacinação contra covid-19 sofre mudanças no estado da Flórida.

A União Europeia e os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira, 21, doações de milhões de doses da vacina contra a covid-19 a países necessitados.

O México já recebeu dos Estados Unidos quase 1,2 milhão de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, na quinta-feira, 20.

O governo Biden comprou 300 milhões de doses da vacina britânica, mas ela ainda não teve seu uso autorizado no país. Os EUA já enviaram 2,7 milhões de doses da mesma vacina para o México em março e uma quantidade menor para o Canadá.

Na segunda-feira, 17, os EUA anunciaram também que vão distribuir mais 20 milhões de doses, desta vez de vacinas já aprovadas e em uso no país. Ainda não se sabe quais países vão receber as vacinas nem a quantidade para cada um. Segundo a Reuters, as doses serão entregues até o fim de junho e a prioridade seriam países da América Latina.

Nos EUA, a vacinação tem utilizado os imunizantes da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da Johnson & Johnson para imunizar a sua população.

A União Europeia anunciou que doará 100 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus a países pobres este ano. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, durante abertura da Cúpula Global de Saúde, do G-20.

O Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom reforçou o pedido da entidade para que países do Grupo dos 20 (G20) aumentem as suas doações de vacinas contra a covid-19 à iniciativa Covax, e financiem o programa de Aceleração de Acesso a Ferramentas da pandemia, durante discurso na Cúpula Global de Saúde, do G20, promovida pela Itália.

Doação Pfizer

A Pfizer, que desenvolveu sua vacina com a parceira alemã BioNTech, está produzindo cerca de 10 milhões de doses por semana nos Estados Unidos com fins de exportação, enquanto sua produção local excede a demanda interna por imunizantes, disse uma fonte à Forbes.

A farmacêutica está enviando remessas de sua sede no Michigan para os vizinhos Canadá e México, e 10 outros países latino-americanos, afirmou a fonte. Alguns dos destinatários recentes de vacinas da Pfizer fabricadas nos EUA incluem Brasil, Costa Rica, Equador, Peru e Uruguai.

Casos e vacinação por habitante

Os Estados Unidos são o país mais com mais casos (33 milhões) e mortes (558 mil) por Covid-19 do mundo. O México é o 4º em óbitos (221 mil) e o 15º em número de infectados (2,3 milhões)

Mas os EUA têm uma das vacinações contra a Covid-19 mais avançadas do mundo e são o 2º país com mais doses aplicadas em termos absolutos (279 milhões), atrás apenas da China (466 milhões).

Em termos proporcionais, os EUA também se destacam: são 83 doses administradas a cada 100 habitantes, atrás apenas de Reino Unido (86), Chile (89), Israel (121) e outros países pequenos.

Já o México é o 11º país que mais aplicou doses em termos absolutos (25 milhões), logo atrás da Rússia (25,1 milhões) e à frente da Indonésia (24 milhões).

Em termos proporcionais, foram administradas 19 doses a cada 100 mexicanos, abaixo da média mundial (20) e de países como Argentina (23), Brasil (26) e até China (32). Com informações da Reuters e G1.