Consulados dos EUA voltam a agendar vistos para estudantes

Por Livia Mendes

Documentação volta a ser liberada depois de suspensa por um ano.

Os consulados dos EUA no Brasil estão de volta com o agendamento para a emissão de vistos de estudantes. Os alunos precisam estar matriculados em cursos com início previsto a partir de 1º de agosto. Além disso, para que os alunos entrem no país, eles deverão apresentar um exame de covid-19, do tipo RT-PCR, com resultado negativo até três dias antes do embarque. Não é necessário estar vacinado para entrar no país.

A liberação abrange os vistos F (estudante acadêmico) e M (estudante vocacional/não acadêmico). Para solicitar o documento, o estudante deve pedir à instituição em que está matriculado o I-20, formulário de imigração feito pela escola. Depois, é necessário preencher o formulário de visto no site da embaixada e fazer o pagamento das taxas (MRV e Sevis). Com a confirmação do pagamento, o estudante estará apto para agendar a entrevista no consulado.

CONSULADOS DOS EUA NO BRASIL SE PREPARAM PARA VOLTAR A ATENDER EM MAIO

A entrevista deve ocorrer em até 120 dias antes da viagem e é presencial. Após a entrevista, a entrada nos EUA deve ser feita em até 30 dias antes do início das aulas. Os alunos que já possuem visto no passaporte ou I-20 com data a partir de 1º de agosto podem viajar sem a necessidade de entrar em contato com o consulado ou a embaixada.

JOVEM BRASILEIRA GANHA BOLSA DE R$ 2 MI PARA A UNIVERSIDADE DE COLUMBIA (NY)

O governo americano restringiu a geração de vistos em maio de 2020, por conta da pandemia da Covid-19. Em 16 de abril, a regra foi flexibilizada, abrindo exceção para estudantes matriculados em cursos com início a partir de 1º de agosto. Os vistos para turismo continuam suspensos.

REINO UNIDO PEDE QUE EUA ENCERREM RESTRIÇÕES DE VIAGENS AÉREAS PELA COVID-19

Clique aqui e confira onde ficam as embaixadas dos Estados Unidos no Brasil.