"Não beije ou abrace suas galinhas": CDC alerta sobre surtos de Salmonella

Por Arlaine Castro

Embora as galinhas possam parecer saudáveis ??e limpas, o CDC disse que alguns surtos de Salmonella podem estar ligados ao contato próximo com elas.

Diante do aumento no número de casos de salmonella no país, as autoridades de saúde emitiram um alerta: pediram aos cidadãos que parem de beijar suas galinhas e outras aves.

“Não beijem ou abracem as aves domésticas e não comam ou bebam perto delas”, advertiu o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na sexta-feira, 21. 

Embora as galinhas possam parecer saudáveis e limpas, segundo o CDC, alguns surtos de Salmonella podem estar ligados ao contato próximo com elas.

Atualmente, existem 163 casos de Salmonella em 43 estados nos EUA e 34 pessoas estão hospitalizadas, de acordo com o site do CDC. Nenhuma morte foi relatada.

Aqueles que contraíram Salmonella variam em idade de menos de um a 87 anos, com uma idade média de 24 anos, de acordo com o CDC.

“Você pode ficar doente ao tocar em suas aves domésticas ou em qualquer coisa em seu ambiente e, em seguida, tocar sua boca ou comida e engolir germes de Salmonella”, disse o CDC em um comunicado em seu site.

Autoridades de saúde disseram que alguns casos de Salmonella não foram registrados, já que normalmente leva de duas a quatro semanas para o CDC determinar se uma pessoa doente faz parte de um surto.

A maioria das pessoas infectadas terá sintomas como diarreia, febre e cólicas estomacais e se recuperará em quatro a sete dias sem tratamento, disse o CDC.

No entanto, em qualquer um dos sintomas listados abaixo, o CDC pede que a pessoa entre em contato com um profissional de saúde imediatamente:

-Diarreia e febre acima de 102 ° F

-Diarreia por mais de 3 dias que não está melhorando
-Diarreia com sangue
-Tanto vômito que você não consegue segurar os líquidos
-Sinais de desidratação, como:
-Sem urinar muito
-Boca e garganta secas
-Sensação de tontura ao levantar. 

E, além de evitar beijar ou aconchegar suas galinhas, o CDC diz que existem algumas outras medidas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir um surto.

-Lave suas mãos
-Mantenha suas galinhas e seus suprimentos do lado de fora para evitar que os germes se espalhem dentro de casa
-Não deixe que crianças menores de 5 anos toquem em pintinhos, patinhos ou outras aves domésticas, pois têm maior probabilidade de adoecer com germes.
-Tenha cuidado ao manusear os ovos. 

Você pode aprender mais sobre essas dicas de segurança para cuidar de galinhas de quintal e aprender mais sobre Salmonella visitando o site do CDC.