Governo Biden dobra de US$ 500 mi para US$ 1 bi financiamento da FEMA para furacões

Por Arlaine Castro

Furacão Dorian atingiu categoria 5 ao passar pelas Bahamas no dia 1° de setembro.

Com a aproximação da temporada de furacões no Atlântico, o presidente Joe Biden anunciou na segunda-feira, 24, que dobrou o financiamento para ajudar as autoridades locais a se prepararem para a temporada de furacões no Atlântico deste ano.

Biden visitou a sede da Federal Emergency Management Agency, ou FEMA, para anunciar o aumento do financiamento de US $ 500 milhões para US $ 1 bilhão.

“Todos nós sabemos que as tempestades estão chegando e vamos estar preparados”, disse Biden.

A FEMA distribui os fundos por meio do programa Building Resilient Infrastructure and Communities, ou BRIC, que visa reduzir o risco por meio de projetos de mitigação de perigos.

“No ano passado, como todos sabem, enfrentamos as tempestades mais nomeadas já registradas, sete das 30 tempestades nomeadas sozinhas, ceifaram 86 vidas e custaram mais de US $ 40 bilhões em danos”, completou o presidente.

O primeiro assessor nacional adjunto para o clima na Casa Branca, Ali A. Zaidi, advogado paquistanês-americano, disse que as tempestades estão se tornando mais frequentes e intensas e que isso "é diretamente atribuível a uma mudança no clima”.

Biden também anunciou que está estabelecendo um programa para monitorar as mudanças climáticas e seu impacto. A NASA o lançou com uma iniciativa para desenvolver sistemas de dados climáticos.

A NASA planeja fornecer informações que ajudarão a orientar os esforços relacionados às mudanças climáticas. O administrador da NASA, senador Bill Nelson, divulgou um comunicado dizendo que um novo "observatório" estará "nos armando com dados de próxima geração essenciais para mitigar as mudanças climáticas".

Na semana passada, Biden assinou uma ordem executiva instruindo as agências federais a realizar uma ampla avaliação dos riscos financeiros representados pelas mudanças climáticas para o governo e para o setor privado.

O pedido dá aos principais consultores econômicos e climáticos de Biden quatro meses para produzir uma estimativa de quanto custaria para alcançar uma economia dos EUA com emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Com informações da Associated Press. 

Leia como se preparar para a chegada de um furacão na matéria 

FURACÃO: SAIBA COMO SE PREPARAR E ONDE SE ABRIGAR