Moderna anuncia vacina 100% eficaz contra a covid-19 em adolescentes

Por Arlaine Castro

A farmacêutica disse que os resultados completos de um estudo em estágio final mostram que sua vacina foi 94,1% eficaz.

A Moderna disse nesta terça-feira, 25, que sua vacina Covid-19 foi 100% eficaz em um estudo com adolescentes de 12 a 17 anos, tornando-se a segunda injeção atrás da Pfizer a demonstrar alta eficácia em grupos de idades mais jovens.

A empresa planeja pedir à Food and Drug Administration para expandir o uso emergencial de sua vacina Covid para adolescentes no início do próximo mês. Se aprovado, provavelmente aumentaria drasticamente o número de injeções disponíveis para alunos do ensino fundamental e médio antes do próximo ano letivo.

A Pfizer e a parceira alemã BioNTech foram liberadas para usar sua vacina em crianças de 12 a 15 anos no início deste mês.

“Estamos animados que o mRNA-1273 foi altamente eficaz na prevenção de COVID-19 em adolescentes”, disse o CEO da Moderna, Stephane Bancel, em um comunicado à imprensa. “Continuamos empenhados em fazer a nossa parte para ajudar a acabar com a pandemia COVID-19.”

A vacina de duas doses, administrada com intervalo de quatro semanas, já está autorizada para adultos.

O estudo de fase 2/3 incluiu mais de 3.700 adolescentes. Nenhum caso de Covid foi observado em participantes que receberam duas doses da vacina, enquanto quatro casos foram observados no grupo placebo, de acordo com a empresa.

Nenhuma preocupação significativa de segurança foi identificada e os efeitos colaterais geralmente são consistentes com aqueles observados em um estudo anterior com adultos, disse a empresa. Os efeitos colaterais mais comuns após a segunda dose foram dor de cabeça, fadiga, dores musculares e calafrios, disse Moderna.

A injeção mostrou ser 93% eficaz após uma dose. Como as crianças têm menos probabilidade de adoecerem gravemente, a Moderna usou a definição de Covid-19 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças para calcular esse número. Requer apenas um sintoma e um teste de Covid positivo.

A vacinação de crianças é considerada crucial para acabar com a pandemia. É improvável que o país alcance imunidade coletiva - quando um número suficiente de pessoas em uma determinada comunidade tem anticorpos contra uma doença específica - até que as crianças possam ser vacinadas, dizem autoridades de saúde e especialistas.

As crianças representam cerca de 20% da população total dos EUA, de acordo com dados do governo. Cerca de 70% a 85% da população dos EUA precisa ser vacinada contra a Covid para obter imunidade coletiva, dizem os médicos especialistas. Com informações do canal CNBC.