EUA ampliam vacinação contra a covid-19 em cidades do interior

Por Arlaine Castro

Unidade de vacinação móvel da FEMA em Maryland.

Unidades móveis estão ampliando a vacinação contra a covid-19 em pequenas cidades dos Estados Unidos, enquanto o país luta para alcançar a imunidade coletiva.

Médicos e enfermeiras estão equipando clínicas móveis em todos os EUA para garantir que as pessoas em pequenas cidades e áreas rurais remotas possam ser vacinadas. Um relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças divulgado na semana passada descobriu que 38% dos adultos urbanos foram totalmente vacinados, em comparação com 29% dos adultos rurais.

É uma das táticas que as autoridades de saúde estão usando em todo o país para conter o declínio do interesse nas vacinas. Em pequenas cidades, igrejas, estádios, clubes de strip e até dispensários de maconha servem como locais para atrair as pessoas.

Em Nevada, as autoridades de saúde reconhecem que dificilmente atingirão sua meta inicial de vacinar 75% da população considerada necessária para atingir a imunidade coletiva.

A clínica 'pop-up' 60 milhas (96 quilômetros) a leste de Reno é um dos 28 locais no estado onde a Federal Emergency Management Agency (FEMA) despachou unidades móveis de vacinação para garantir que as pessoas em áreas rurais distantes e pequenas cidades possam obter a vacina.

Dois reboques móveis da FEMA vagaram por Nevada para cidades sem farmácias, clínicas ou outros locais de vacinação, dando aos médicos, enfermeiras e guardas nacionais uma visão em primeira mão das comunidades rurais e tribais onde encontrar vacinas tem sido difícil para os residentes.

Para preservar a vacina, os trailers são equipados com geladeiras ultracongeladas movidas a geradores sobre rodas. Nesta segunda-feira, as duas clínicas móveis completaram loops de seis semanas em Nevada, que incluíram o retorno para terminar os regimes de duas doses no estado que cobre uma área que se estende de Boston a Baltimore e Buffalo, N.Y.

As clínicas administraram 7.600 injeções durante duas viagens a Nevada e também foram usadas no Arizona, Illinois, Kentucky e outros estados. O chefe da Divisão de Gerenciamento de Emergências de Nevada, Dave Fogerson, disse que as pessoas nas comunidades remotas do estado "provavelmente não teriam entendido de outra maneira".

Quase metade da população elegível de Nevada recebeu pelo menos uma vacinação inicial contra COVID-19. Mas as taxas variam geograficamente.

Na esteira do esforço da FEMA, as autoridades têm preparado eventos pop-up semelhantes em centros urbanos, bairros suburbanos e locais não convencionais que vão desde um clube de strip em Las Vegas a uma parada de caminhões ao longo de uma interestadual que vai para Utah.

Na Flórida, o Condado de Sumter tem de longe a maior taxa de vacinação do estado, com 62% de sua população totalmente vacinada. Esses números são sustentados pela população idosa do condado - uma das maiores do país. Com informações da ABC News. 

Até esta segunda-feira, 31 de maio, um total de 294 milhões e 93 mil pessoas tinham sido vacinadas no país, sendo 40% totalmente vacinada e 9,8% que receberam a primeira dose, segundo dados do Our World on data.