Biden revoga ordem que suspendia vistos a imigrantes sem seguro saúde

Por Arlaine Castro

A ordem de 2019 suspendia os vistos para quem não tinha seguro saúde.

O presidente Joe Biden revogou uma ordem de Trump que suspendia vistos a imigrantes sem seguro saúde  que não pudessem provar que podiam pagar por assistência médica nos Estados Unidos. 

A ordem de 2019 suspendia os vistos para aqueles que entravam nos EUA mas que não podiam fornecer evidências de seguro saúde dentro de 30 dias após sua chegada, sendo considerados um "fardo financeiro" para o sistema de saúde. Biden, em uma proclamação anunciando a reversão, disse que a política não "fazia avançar os interesses" da nação.

"Minha administração está comprometida em expandir o acesso a cuidados de saúde de qualidade e acessíveis", afirma a proclamação de Biden. “Podemos alcançar esse objetivo, entretanto, sem barrar a entrada de não-cidadãos que buscam imigrar legalmente para este país, mas que não possuem recursos financeiros significativos ou não adquiriram cobertura de seguro saúde de uma lista restritiva de planos qualificados”.

A ordem veio quando Biden deu as boas-vindas a um grupo de "Dreamers" (estudantes indocumentados) na Casa Branca no dia 14 de maio.

A proclamação deveria entrar em vigor em 3 de novembro de 2019, mas foi bloqueada por uma liminar emitida pelo Tribunal Distrital dos EUA em Portland, Oregon, em Doe v. Trump. Assim, a política nunca foi implementada, mas não tinha sido rescindida até agora. Os defensores argumentaram que a política teria afetado aproximadamente dois terços dos futuros imigrantes.

 

A ordem Trump não se aplicava a imigrantes que já moram nos EUA ou a residentes permanentes legais, refugiados, requerentes de asilo ou crianças.

Na época da medida anunciada por Trump, um estudo da Escola de Medicina da Tufts University descobriu que a maioria dos imigrantes que chegam aos Estados Unidos são mais saudáveis do que a maioria dos cidadãos norte-americanos e não têm acesso a tantos cuidados de saúde quanto os americanos nativos. O estudo também mostrou que os imigrantes que eventualmente obtêm seguro saúde, na verdade, subsidiam os custos de saúde para os cidadãos dos Estados Unidos porque eles pagam prêmios, mas não tiram tanto do sistema.

A nova proclamação do presidente Biden é apenas uma de uma série de proclamações que desfazem as políticas da era Trump, com a intenção de restaurar a fé e a justiça no sistema de imigração dos EUA.

Outras incluem a eliminação da regra de cobrança pública e a eliminação da regra que impedia estudantes universitários indocumentados de receber ajuda federal contra a pandemia para alimentação e moradia.

Aumento de imigrantes na fronteira sul

Biden reverteu uma série de políticas de imigração da era Trump em seus primeiros meses no cargo, medidas que alguns dizem ter contribuído para um aumento no número de migrantes na fronteira sul, incluindo a construção de muro de fronteira, aumento da fiscalização interna e os Protocolos de Proteção ao Migrante, que manteve migrantes no México enquanto aguardavam suas audiências.

O governo propôs um investimento maciço de US $ 4 bilhões para ajudar a resolver os problemas da imigração ilegal na fronteira, e a vice-presidente Kamala Harris foi encarregada das negociações diplomáticas.

A Alfândega e a Patrulha de Fronteira relatou 178.622 migrantes tentando entrar nos EUA em abril, um aumento de 3% em relação aos cerca de 172.000 encontrados em março, que foi o maior número em 20 anos, divulgou o canal Fox News. 

Para ler mais sobre as medidas de imigração do governo Biden, acesse o site oficial da Casa Branca.