Nova alta na média histórica dos preços de imóveis no sul da Flórida - com destaque em Miami

Vinda de empresas de tecnologia e retorno de compradores da América Latina impulsionam o mercado.

Por

A média de preços em Miami chegou a $515 mil e atingiu nova alta histórica.

Nunca um imóvel custou tanto no sul da Flórida. A média de preços em Miami chegou nos $515 mil e atingiu a nova alta histórica. Isso representou um aumento de 5% quando comparado aos preços médios em março.

Esses números foram divulgados pelo Miami Realtors Association e a forma de chegar nos $515 mil é bem simples. Somam-se todos os preços de venda do mês e os divide pelo número de transações. Isso representa um aumento de 5% quando comparado a média de abril e já reflete parte da tendência do movimento de mercado em relação a empresas de tecnologia mudando para a Flórida.

Volta de investidores latinos

Outra variável importante que influenciou nesse aumento foi a volta dos compradores da América Latina. A pandemia praticamente fez desaparecer os consumidores latinos em 2020 e eles voltaram com força em 2021. Para você ter uma noção, em um dos prédios do centro de Miami, 75% das unidades em 2021 foram vendidas para chilenos, colombianos e mexicanos. No fim de 2020 não teve nenhum latino. Os brasileiros ainda não voltaram às compras de maneira significativa o suficiente para aparecer nas estatísticas.

Outro ponto que é importante mencionar. No começo do ano passado essa tendência estava traçada e quem teve coragem de comprar lucrou bastante. Para citar apenas um exemplo, o mesmo indicador - preços médios - em março de 2020, em Miami-Dade, estava na casa dos $375 mil. Em termos percentuais, isso representa um lucro de 37.3% em apenas 12 meses.

Apesar de significativamente mais escassos, ainda existem excelentes oportunidades de investimento no eixo Miami/ Fort Lauderdale. Nesse aspecto, contar com um bom corretor é muito importante pelo simples fato que muitas ofertas sequer chegam ao mercado.

Para citar um exemplo mais tangível, eu vendi imóveis que os donos me solicitaram uma opinião em relação ao preço, e, ao ser aprovado, eu apresentei a alguns potenciais interessados da minha lista de contatos e vendi sem anunciar.

Claro que, do outro lado da transação, o comprador precisa fazer a sua parte e agir rápido quando as boas oportunidades são apresentadas. Em uma dessas transações que eu mencionei um comprador estava indeciso e acabou fazendo uma oferta pelo mesmo preco que outro comprador mais rápido ofereceu. 

Mas temos boas notícias para quem quer investir. A tendência nos preços continua a ser de mais aumentos no horizonte de curto prazo. A má notícia para os investidores atrasados, como mencionei, é que o prognóstico indica um aumento bem mais tímido. Para o sul da Flórida tudo indica que será na casa dos 3%.

Acompanhe a tendência do mercado imobiliário da Flórida com informações atualizadas e dicas no meu canal no Youtube (realtymiami-us) e também pelas minhas redes sociais.