FDA aprova medicamento para diabetes que pode ser usado para obesidade

Por Arlaine Castro

Estudos demonstraram que uma dose por semana da injeção, chamada semaglutida, pode ajudar na perda de até 12% do peso corporal em cerca de um ano e meio.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou um medicamento injetável para diabetes que pode ser comercializado e usado como redutor de peso a longo prazo.

Para obesidade, que atinge mais de 100 milhões de adultos nos EUA, a versão da semaglutida, a ser vendida sob a marca Wegovy pela fabricante Novo Nordisk, é em dose mais alta.

"Esta injeção sob a pele é a primeira droga aprovada para controle crônico de peso em adultos com obesidade em geral ou sobrepeso desde 2014", disse o FDA em um comunicado na sexta-feira, 4.

Estudos demonstraram que uma dose por semana da injeção, chamada semaglutida, pode ajudar na perda de até 12% do peso corporal em cerca de um ano e meio.

A semaglutida afeta um hormônio chamado peptídeo-1 semelhante ao glucagon e aumenta a produção de insulina. Mas também parece suprimir o apetite.

Em estudos financiados pela empresa, os participantes que tomaram Wegovy tiveram perda média de peso de 15%, cerca de 34 libras (15,3 kg). Os participantes perderam peso de forma constante por 16 meses antes do platô. Em um grupo de comparação recebendo injeções falsas, a perda média de peso foi de cerca de 2,5%, ou pouco menos de 6 libras.

Segundo o FDA, novos tratamentos para a obesidade são necessários. "Aproximadamente 70% dos adultos americanos têm obesidade ou sobrepeso. Ter obesidade ou sobrepeso é um sério problema de saúde associado a algumas das principais causas de morte, incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes, e está relacionado a um risco aumentado de certos tipos de câncer", disse a agência no comunicado.

“A perda de 5% a 10% do peso corporal por meio de dieta e exercícios foi associada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares em pacientes adultos com obesidade ou sobrepeso”.

Pessoas sem diabetes que tomaram o medicamento perderam em média 12,4% do peso corporal inicial ao longo de 16 meses, em comparação com aqueles que receberam um placebo. Pacientes com diabetes que testaram a droga perderam 6,2% a mais de seu peso corporal em comparação com pessoas que receberam injeções sem o medicamento.

"Com os medicamentos existentes, você obterá talvez 5% a 10% de redução de peso, às vezes nem isso", disse o Dr. Harold Bays, diretor médico do Centro de Pesquisa Metabólica e Aterosclerose de Louisville. Bays, que também é o diretor de ciências da Obesity Medicine Association, ajudou a conduzir estudos de Wegovy e outros medicamentos para obesidade e diabetes.

Poucos medicamentos são aprovados nos Estados Unidos especificamente para perda de peso. Eles incluem orlistate, vendido sob a marca Xenical, que ajuda a reduzir a quantidade de gordura que o corpo absorve; Qsymia, um medicamento que combina o redutor de apetite fentermina com o anticonvulsivo topiramato; Contrave, que combina a droga anti-dependência naltrexona com o antidepressivo bupropiona; e liraglutida ou Saxenda, um medicamento para diabetes semelhante à semaglutida. Com informações da Associated Press.