Variante delta da covid-19, altamente contagiosa, está em ascensão nos EUA

Por Arlaine Castro

A variante Delta agora é responsável por mais de 6% de todas as infecções nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Autoridades de Saúde e a Casa Branca voltaram a alertar a população sobre a continuidade da transmissão de covid-19, agora com uma nova variante - Delta - detectada pela primeira vez na Índia e atualmente a cepa dominante no Reino Unido, que está se espalhando pelos EUA. 

A variante Delta é atualmente responsável por mais de 6% de todas as infecções nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. E esta variante altamente transmissível pode ser responsável por mais de 18% dos casos em alguns estados ocidentais dos EUA.

O presidente Biden e outras autoridades de saúde continuam a pedir àqueles que não receberam a vacina a se vacinarem.

“Esse vírus é oportunista e vai para lugares onde as pessoas não estão vacinadas. Você está seguro se for vacinado, e não estará seguro se não for ”, disse a Dra. Rochelle Walensky, diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

De acordo com a Associated Press, a variante delta, também conhecida como B.1.617.2, é mais contagiosa e está se espalhando na Grã-Bretanha. A variante apareceu originalmente na Índia e já se espalhou para mais de 60 países.

Neste momento, os EUA precisariam de cerca de 15,5 milhões de adultos não vacinados para receber pelo menos uma dose no próximo mês para que a meta fosse atingida.

Falando em um briefing COVID-19 na Casa Branca na terça-feira, 8, o infectologista Dr. Anthony Fauci alertou que a variante Delta pode estar associada a doenças mais graves e a um maior risco de hospitalização.

A boa notícia é que as vacinas parecem proteger as pessoas contra a variante Delta. Um novo estudo da Public Health England mostrou que duas doses da vacina Pfizer-BioNTech foram 88% eficazes contra a doença sintomática da variante Delta em comparação com 93% de eficácia contra a variante Alfa, a variante detectada pela primeira vez no Reino Unido. Forneceu apenas 33% de proteção após apenas uma dose.
Fauci pediu a todos que receberam a primeira dose das vacinas Pfizer ou Moderna que se certificassem de se inscrever para uma segunda. “E para aqueles que ainda não foram vacinados, por favor, vacinem-se”, disse.

Flórida

Na Flórida, as infecções variantes aumentaram 80% no mês passado, mostra uma análise da rede USA TODAY dos dados do Departamento de Saúde da Flórida. Até 31 de maio, mais de 18.500 casos foram registrados em todos os 67 condados do estado, exceto Washington.

O estado tinha o maior número de infecções variantes no país em 12 de abril, de acordo com o CDC.

Os casos de variantes representam apenas 0,8% dos mais de 2,3 milhões de casos da Flórida, mas seu aumento foi astronômico. Dois meses atrás, a Flórida tinha menos de 3.000 casos variantes. Esse número aumentou mais de seis vezes - 529% - desde 31 de março.

Na região sul da Flórida, Miami-Dade tem 152 casos de variantes por 100 mil habitantes; Broward 146 e Palm Beach, 78.