Bolsa de estudos, milhões de dólares, maconha: estados oferecem incentivos à vacinação

Por Arlaine Castro

Bolsa de estudos, milhões de dólares e até maconha: os estados estão oferecendo diferentes tipos de incentivos para que a população ainda não vacinada mude de ideia e assim aumentem as taxas de vacinação.

Bolsa de estudos, milhões de dólares e até maconha: os estados estão oferecendo diferentes tipos de incentivos para que a população ainda não vacinada mude de ideia e assim aumentem as taxas de vacinação.

A Califórnia está distribuindo o maior prêmio de vacina do país - US $ 116,5 milhões - em uma tentativa de inocular mais milhões antes que o estado mais populoso reabra totalmente no mês que vem.

O governador Gavin Newsom anunciou os prêmios, que incluem US $ 1,5 milhão cada para 10 californianos, o maior prêmio individual oferecido em qualquer estado. Segundo o governador, ele espera distribuir vales-presente de US $ 50 para uso geral ou para lojas específicas para 2 milhões de pessoas que receberem injeções até 15 de junho, quando fará um sorteio para premiar 10 vacinados com o prêmio máximo.

Outras 30 pessoas ganharão US $ 50.000 cada, com os sorteios que começaram em 4 de junho. O estado vai reabrir totalmente as empresas e relaxar o distanciamento social e as regras de máscara em 15 de junho.

O objetivo é motivar cerca de 12 milhões de pessoas que são elegíveis, mas ainda não vacinadas, embora os mais de 20 milhões de californianos já parcial ou totalmente vacinados também estejam concorrendo aos prêmios mais valiosos.

Qualquer pessoa com 12 anos ou mais que tenha recebido pelo menos uma injeção será elegível. O estado usará seu banco de dados de imunização para incluir pessoas automaticamente nos sorteios, embora ainda esteja explorando como incluir aqueles vacinados em instalações federais, como hospitais de veteranos.

Cerca de 63% dos 34 milhões de californianos com 12 anos ou mais foram vacinados, embora o ritmo tenha diminuído à medida que as taxas de infecção despencaram para níveis recordes. O número de pessoas recebendo suas primeiras injeções caiu notavelmente na semana passada, e o estado está tentando não cair de um penhasco nas próximas semanas ou duas, disse Newsom.

Ohio

Ohio anunciou na semana passada o primeiro vencedor de $ 1 milhão de seu concurso "Vax-a-Million", bem como o primeiro filho a ganhar uma bolsa integral da faculdade. O número de pessoas que se inscreveram para as doses aumentou depois que o governador republicano Mike DeWine anunciou a loteria, embora ainda tenha sido menor do que no início da pandemia. Colorado e Oregon também ofereceram prêmios de US $ 1 milhão.

Nova York

Nova York está sorteando 50 bolsas integrais para crianças de 12 a 17 anos em universidades e faculdades públicas do estado, selecionando 10 vencedores.

Washington

Já a agência do estado de Washington encarregada de supervisionar o mercado legal de cannabis recreativa permitirá que varejistas licenciados dêem maconha gratuitamente para aqueles que recebem uma vacina contra o coronavírus em clínicas de vacinação nas lojas.

Em um comunicado na segunda-feira, o Conselho de Licores e Cannabis do Estado de Washington disse que renunciaria temporariamente às regras para permitir que os varejistas de maconha negociassem uma injeção por um baseado pré-enrolado para qualquer pessoa que recebesse uma primeira ou segunda dose da vacina contra o coronavírus.

New Jersey

Mais cervejarias no condado de Essex se juntaram a um esforço estadual de New Jersey para aumentar o número de vacinas COVID-19, oferecendo às pessoas uma cerveja grátis. Com informações da CBS e AFP.