Mergulhador sobrevive após ser abocanhado por baleia em Massachusetts

Por Arlaine Castro

Michael Packard, de 56 anos, é pescador profissional de lagostas e estava mergulhando a trabalho quando foi parar na boca de uma baleia jubarte na sexta-feira.

Um mergulhador comercial de lagosta ficou ferido, mas sobreviveu após ser engolido por uma baleia jubarte na costa de Cape Cod, em Massachusetts, na sexta-feira, 11.

Michael Packard, de 56 anos, é pescador profissional de lagostas e estava mergulhando a trabalho quando foi parar na boca de uma baleia jubarte na sexta-feira.

Inicialmente, ele achou que estava sendo vítima de um ataque de um tubarão, já que tudo aconteceu muito rápido. “De repente senti um tranco e tudo ficou escuro”, disse à emissora NBC.

Ele percebeu o engano ao notar que não estava sentindo dores e não havia nenhum dente perfurando sua pele. Foi quando entendeu o que estava acontecendo.

Segundo o mergulhador, ele ficou na boca fechada da baleia por 30-40 segundos e conseguiu respirar graças ao seu tanque de oxigênio.

Packard imaginou então que seria engolido e que iria morrer. Ele disse que pensou em sua família, especialmente em seu filho, mas que logo a baleia emergiu, chacoalhou a cabeça e o cuspiu. Ele foi resgatado por seus colegas de trabalho, que estavam em um barco nas proximidades.

"Vi que fiquei muito machucado, mas não tinha ossos quebrados", escreveu aliviado.


O mergulhador foi levado a um hospital, com ferimentos relativamente leves. “Tive um joelho deslocado e apenas danos nos tecidos moles das minhas pernas. Também fiquei com medo de ter sofrido uma lesão de mergulho por ter subido muito rápido ou uma embolia, mas está tudo bem. O médico disse que estou bem”, explicou à NBC.