Nova York e Califórnia suspendem maioria das restrições pela covid-19

Estados foram os primeiros a adotar medidas rígidas contra a covid-19.

Por

Nova York soltou fogos pelos 70% da população vacinada.

As restrições da pandemia estão sendo retiradas à medida que os estados atingem a meta de 70% dos adultos com pelo menos uma dose da vacina; 14 já conseguiram, incluindo Nova York que, na terça-feira, 15, suspendeu praticamente todas as restrições. O estado de Nova York tem média de 12 mortes diárias por coronavírus. No pico, essa média chegou a quase mil.

A Califórnia, que tem a maior economia americana e é o estado mais populoso do país, é outro com menos restrições a partir desta terça-feira. Lá atrás, o governo estadual foi o primeiro a fazer um lockdown. Nesta terça-feira, a média diária de morte por coronavírus no estado está em 21. Eram mais de 500 no início do ano.

Califórnia e Nova York impuseram medidas estritas durante a pandemia e estavam entre os mais atingidos.

Na Califórnia, o primeiro a implementar uma ordem de permanência em casa, o fim das restrições significou encerrar um sistema codificado por cores em nível de condado que orientava os limites de capacidade e outras medidas de mitigação. Locais, restaurantes e bares agora podem operar com 100% da capacidade, interna e externamente.

Pessoas totalmente vacinadas também não precisam mais usar máscaras em público, excluindo os estabelecimentos de saúde, escolas K-12, transporte público e escritórios.

Em Nova York, os mandatos estaduais foram encerrados, mas as diretrizes federais envolvendo o uso de máscaras em escolas, transporte público e ambientes de saúde permanecem em vigor.

Ao todo, dos 50 estados, oito registram aumento de mais de 20% na média móvel de novos casos e, em quatro deles, o número de pessoas hospitalizadas também cresce. São justamente estados onde a vacinação está mais atrasada, com menos de 43% dos adultos totalmente vacinados, que é a média nacional. Com informações do canal ABC.