CDC reduz nível de alerta para viagens de cruzeiro pela covid-19

Por Arlaine Castro

navio cruzeiro CELEBRITYEQUINOX flickr

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA reduziram seu aviso de viagem para navios de cruzeiro na quarta-feira, 16, recomendando que apenas passageiros não vacinados evitem viagens de cruzeiro.

O alerta de saúde em viagens de cruzeiro saiu do Nível 4, que recomenda evitar todas as viagens, para o Nível 3, que incentiva os viajantes a se vacinarem completamente antes de viajar.

A agência ainda informa que todos os viajantes não vacinados devem evitar viajar em navios de cruzeiro.

"Uma vez que o vírus se espalha mais facilmente entre pessoas que vivem em ambientes próximos a bordo de navios, a chance de obter COVID-19 em navios de cruzeiro é alta. É especialmente importante que as pessoas que não estão totalmente vacinadas com risco aumentado de doenças graves evitem viajar em navios de cruzeiros navios ", diz o CDC em seu comunicado atualizado.

Teste e vacina

O órgão também informa que as pessoas que decidem fazer um cruzeiro devem fazer o teste um a três dias antes da viagem e três a cinco dias depois. Pessoas que não foram totalmente vacinadas também devem ficar em quarentena por sete dias após a viagem, mesmo se o teste for negativo. Aqueles que não fizerem o teste devem ficar em quarentena por 10 dias após a viagem.

"Passageiros não vacinados devem ficar em quarentena por sete dias após o cruzeiro, mesmo se o teste for negativo. Se eles não fizerem o teste, eles devem ficar em quarentena por 10 dias após o cruzeiro", disse a agência.

A vacina COVID-19 é um componente chave para o reinício da indústria de cruzeiros. Nenhum navio de cruzeiro saiu dos portos dos EUA desde março de 2020, depois que surtos e mortes em vários navios forçaram o fechamento da indústria.

O nível de alerta reduzido do CDC ocorre no momento em que a indústria se prepara para reiniciar nos Estados Unidos. A primeira viagem saindo de um porto dos EUA está programada para partir em 26 de junho de Fort Lauderdale, no Celebrity Cruises 'Celebrity Edge.

No Caribe, os cruzeiros já foram retomados e as empresas exigem que todos os passageiros sejam vacinados. Para os próximos cruzeiros a partir de portos dos EUA, a maioria das empresas está exigindo vacinação, exceto na Flórida, onde uma lei estadual recentemente aprovada as proíbe de exigir que os passageiros apresentem comprovante de vacinação para embarcar. Com informações do Miami Herald.