Biden assina lei que torna o fim da escravidão feriado nacional nos EUA

Por Arlaine Castro

Juneteenth comemora 19 de junho de 1865, quando os soldados da União trouxeram a notícia da liberdade aos escravos negros em Galveston, Texas - dois meses após a rendição da Confederação.

O presidente Joe Biden assinou uma lei na quinta-feira, 17, estabelecendo o "Juneteenth", dia 19 de junho, como um novo feriado federal para comemorar o fim da escravidão.

É o 12º feriado federal dos EUA. A Câmara votou por 415 a 14 na quarta-feira, 16, para enviar o projeto a Biden. O Senado já tinha aprovado o projeto por unanimidade no dia anterior.

“Este é um dia de profundo peso e profundo poder, um dia em que nos lembramos da mancha moral, o terrível tributo que a escravidão teve no país e continua a cobrar”, disse Biden.

Juneteenth comemora 19 de junho de 1865, quando os soldados da União trouxeram a notícia da liberdade aos escravos negros em Galveston, Texas - dois meses após a rendição da Confederação. Isso também aconteceu cerca de 2 anos e meio depois que a Proclamação de Emancipação libertou escravos nos estados do sul.

É o primeiro novo feriado federal desde que o Dia de Martin Luther King Jr. foi criado em 1983. Um dos feriados federais, o Dia da Posse, acontece a cada quatro anos.

O Escritório de Gestão de Pessoal dos EUA, que é o escritório de recursos humanos do governo federal, disse que a maioria dos funcionários federais teriam o novo feriado nesta sexta-feira, já que 19 de junho é um sábado.

A votação ocorre enquanto os legisladores lutam para superar as divisões na legislação de reforma policial após a morte de George Floyd pela polícia e enquanto os legisladores estaduais republicanos promovem o que os especialistas dizem ser um número sem precedentes de projetos de lei que visam restringir o acesso às urnas. Embora os republicanos digam que o objetivo é evitar a fraude eleitoral, os democratas afirmam que as medidas visam minar os direitos de voto das minorias. Com informações da AFP.

Veja a lei na íntegra no site oficial da Casa Branca