Nigeriano de 10 anos vira mestre nacional de xadrez nos EUA

Por Arlaine Castro

Tanitoluwa "Tani" Adewumi, que é originário da Nigéria, se tornou o mais novo mestre do xadrez da América em 1º de maio, com 10 anos, sete meses e 28 dias.

Um menino de 10 anos natural da Nigéria e que morava em um abrigo para moradores de rua em Nova York se tornou um dos mais jovens mestres de xadrez da história da América.

Tanitoluwa “Tani” Adewumi, que é originário da Nigéria, se tornou o mais novo mestre do xadrez da América em 1º de maio, com 10 anos, sete meses e 28 dias. É a 28ª pessoa mais jovem a alcançar esse status, de acordo com a Federação de Xadrez dos EUA.

Em declarações à NPR, ele disse que ficou "muito feliz por ter vencido e por ter conquistado o título. “Eu realmente amo que finalmente consegui.”

Refugiado e campeão

Adewumi e sua família tiveram que fugir do norte da Nigéria, com medo de serem perseguidos por suas crenças religiosas cristãs pela organização terrorista Boko Haram. Em 2017, eles se mudaram para a cidade de Nova York e foram colocados em um abrigo para sem-teto. Seu pai trabalhava como motorista de Uber e sua mãe trabalhava como faxineira.

No entanto, eles não puderam pagar a adesão para matricular seu filho no programa de xadrez de sua escola. Mas seu professor de xadrez, Russel Makofsky, decidiu dispensar as taxas e, em 2019, Adewumi ganhou as manchetes nacionais ao vencer o campeonato de xadrez do Estado de Nova York aos 8 anos, enquanto vivia em um abrigo em Manhattan.

Após a vitória, o professor e treinador criou uma campanha no Gofundme para ajudar o garoto e seus pais. Em dois dias, a vaquinha arrecadou US$ 104 mil com a ajuda de quase 1,8 mil doadores.

Apoio

Ele aprendeu a jogar xadrez na escola e praticava várias horas por dia. Seus pais o apoiavam e sua mãe o levava regularmente para sessões de treinos livres no Harlem.

Agora, o jovem campeão de xadrez é treinado por um grande mestre especialista três vezes por semana, mas seu status pendente de imigração o está impedindo de participar de torneios no exterior.

Em 2020, Adewumi publicou um livro chamado My Name is Tani ... and I believe in Miracles. Segundo relatos, o livro agora está sendo transformado em um filme da Paramount e terá o apresentador de TV e comediante, Trevor Noah, como produtor.

Adewumi, que agora está com 10 anos e 8 meses, espera se tornar o mais jovem grande mestre do mundo. Esse recorde é atualmente detido por Sergey Karjakin, que garantiu o título aos 12 anos e 7 meses.

A família também criou a Fundação Tanitoluwa Ademumi, que “apoiará, capacitará e desenvolverá crianças talentosas, mas menos privilegiadas, apoiando crianças desabrigadas, fornecendo um dízimo para nossa igreja, que continua a ser um lugar de refúgio e apoio para os menos afortunados. ”

EUA