70% dos americanos acima de 30 anos foram vacinados contra a COVID-19

Por Arlaine Castro

Na segunda-feira, 21, os EUA atingiram 150 milhões de totalmente vacinados.

A Casa Branca reconheceu nesta terça-feira, 22,que o presidente Joe Biden ficará aquém de sua meta de vacinar 70% de todos os adultos americanos com pelo menos uma dose até o Dia da Independência. Mas disse que ele atingiu esse limite para pessoas acima de 30 anos e espera atingi-lo para aqueles com 27 anos ou mais até o feriado de 4 de julho.

Biden também está a caminho de perder uma segunda meta - vacinar totalmente 165 milhões de americanos adultos até 4 de julho. O coordenador da Força-Tarefa da COVID-19 da Casa Branca, Jeff Zients, projetou que levará várias semanas para atingir esse número. Na segunda-feira, os EUA atingiram 150 milhões de totalmente vacinados.

Ainda assim, funcionários do governo disseram que estão redobrando seu foco na vacinação de americanos mais jovens de 18 a 26 anos, que provaram ser os menos propensos a receber uma vacina quando ela estiver disponível para eles.

A variante delta está se enraizando, pois há sinais de alerta sobre um possível aumento de casos em partes não vacinadas da América. As seções rurais do Missouri, incluindo Springfield e Branson, viram um aumento dramático nas hospitalizações por COVID-19 nas últimas semanas, que as autoridades de saúde atribuem em parte à variante delta se espalhando entre os residentes mais jovens não vacinados.

A taxa nacional de novas vacinações caiu vertiginosamente no último mês, mesmo com as vacinas ficando mais disponíveis, com menos de 300.000 americanos recebendo sua primeira dose por dia em média - um ritmo que, se mantido, fará com que os EUA não alcancem a meta de 70% de Biden até o final de julho, no mínimo. Com informações da AFP.