99% das novas mortes por COVID nos EUA são de pessoas não vacinadas

Por Arlaine Castro

Análise de dados indica cerca de 150 (0,8%) das mais de 18 mil mortes.

Pessoas não vacinadas agora são responsáveis por quase todas as hospitalizações e mortes por COVID-19 nos Estados Unidos, mostram os números do governo federal.

Uma análise da Associated Press de dados de maio dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos descobriu que infecções em pessoas totalmente vacinadas representavam menos de 1.200 (0,1%) das mais de 853.000 hospitalizações por COVID-19 e apenas cerca de 150 (0,8%) das mais de 18.000 mortes pela doença.

Citando limitações nos dados, o CDC não estimou as taxas de hospitalizações e mortes entre pessoas totalmente vacinadas, mas as descobertas da análise de dados refletem o que está sendo dito por muitas autoridades de saúde e especialistas, de acordo com a AP.

Pessoas não vacinadas respondem por 98% a 99% das mortes de COVID-19 nos Estados Unidos, disse Andy Slavitt, ex-conselheiro da administração Biden sobre COVID-19, no início deste mês.

Na terça-feira, a diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, disse que a vacinação da COVID-19 é tão eficaz que "quase todas as mortes, especialmente entre adultos, devido ao COVID-19, são, neste ponto, totalmente evitáveis" e chamadas de tais mortes "particularmente trágicas , "relatou a AP.

As mortes por COVID-19 nos EUA caíram drasticamente de um pico em meados de janeiro de 3.400 por dia.
Mas, embora as vacinas tenham se mostrado altamente eficazes e os Estados Unidos tenham uma grande oferta, também houve uma queda acentuada na demanda, com uma porcentagem substancial de americanos permanecendo resistentes à vacinação.

Cerca de 63% de todos os americanos elegíveis à vacina - aqueles com 12 anos ou mais - receberam pelo menos uma dose, e 53% estão totalmente vacinados, de acordo com o CDC.

É provável que haja surtos neste outono e inverno em bolsões não vacinados dos Estados Unidos, resultando em mais mortes evitáveis, prevêem os especialistas.

Alguns estados serão mais vulneráveis do que outros. Por exemplo, apenas cerca de 33% da população do Arkansas está totalmente vacinada - uma das taxas mais baixas do país - e os casos, hospitalizações e mortes já estão aumentando naquele estado.

Na Flórida, 45,6% (9,8 milhões) da população está totalmente vacinada, segundo dados do Our World on data de 26 de junho (mais atual). Com informações da Associated Press.