Incêndios florestais da Califórnia atravessam para Nevada

Por Arlaine Castro

As chamas na Califórnia começaram no dia 4 em Tamarack, ao sul do Lago Tahoe, e já queimaram mais de 176 km².

Um incêndio florestal no norte da Califórnia atingiu o estado vizinho de Nevada, causando novas evacuações na costa leste do país. As chamas na Califórnia começaram no dia 4 em Tamarack, ao sul do Lago Tahoe, e já queimaram mais de 176 km².

O incêndio começou no dia 4 de julho e foi uma das quase duas dúzias de chamas provocadas por raios.
Mais de 1.200 bombeiros estavam lutando contra o incêndio do condado de Alpine, que destruiu pelo menos 10 prédios, forçou evacuações em várias comunidades e fechou partes da U.S. 395 em Nevada e na Califórnia.

Um pedido de evacuações voluntárias também foi emitido para partes do Condado de Douglas, Nevada. Um centro de evacuação foi instalado em um centro comunitário em Gardnerville, Nevada.

A noroeste, o Dixie Fire se espalhou pelo flanco oeste da Sierra Nevada, expandindo-se para mais de 162 milhas quadradas. A costa oeste do lago do resort e muitas outras pequenas comunidades estavam sob ordens de evacuação.

Oregon

Por outro lado, a melhora no clima tem ajudado no combate ao maior incêndio do país, no Oregon. O estado proibiu na quarta-feira todas as fogueiras em terras administradas pelo estado e em acampamentos estaduais a leste da Interestadual 5, a principal rodovia que é comumente considerada a linha divisória entre a parte úmida oeste do estado e a seca metade oriental.

O maior incêndio florestal do país, o Oregon’s Bootleg Fire, atingiu 624 milhas quadradas (1.616 quilômetros quadrados) - pouco mais da metade do tamanho de Rhode Island.

O incêndio desencadeado por um raio devastou a parte sul do estado, escassamente povoada, e tem se expandido em até 6 quilômetros por dia, impulsionado por ventos fortes e clima extremamente seco que transformou árvores e vegetação rasteira em uma caixa de fogo.

As equipes de bombeiros tiveram que se retirar das chamas por 10 dias consecutivos enquanto bolas de fogo saltam de uma árvore em outra, árvores explodem, brasas voam à frente do fogo para iniciar novas chamas e, em alguns casos, o calor do inferno cria seu próprio clima de ventos inconstantes e relâmpagos secos. Nuvens monstruosas de fumaça e cinzas subiram até 6 milhas (10 quilômetros) no céu e são visíveis por mais de 100 milhas aéreas (161 quilômetros).

O incêndio, que está sendo combatido por mais de 2.200 pessoas, está mais de um terço contido.

Pelo menos 2.000 casas foram evacuadas em algum momento durante o incêndio e outras 5.000 foram ameaçadas. Pelo menos 70 casas e mais de 100 edifícios externos foram queimados, mas ninguém morreu.
As condições extremamente secas e as recentes ondas de calor associadas às mudanças climáticas tornaram os incêndios florestais mais difíceis de combater.

A fumaça dos incêndios florestais que estão devastando a Costa Oeste cruzou os EUA e deixou o céu encoberto a mais de 4 mil km de distância, em Nova York, na Costa Leste. Com informações da Associated Press e Reuters.