Biden analisa exigir vacina ou teste em órgãos federais

Por Arlaine Castro

Funcionários terão que comprovar vacina ou realizar testes.

 O presidente Joe Biden deve anunciar esta semana que seu governo exigirá que os funcionários federais sejam vacinados contra o coronavírus ou se submetam a testes rigorosos, informou a NBC News na quarta-feira, 28.

Biden deve revelar as novas regras, que se seguiram a uma revisão da política interna da Casa Branca, durante um discurso na quinta-feira, disseram dois funcionários do governo à NBC. Não está claro quando as alterações entrarão em vigor.

Biden também deve anunciar novos passos que seu governo está tomando para tentar aumentar a taxa de vacinação dos EUA, que diminuiu significativamente nos últimos meses e caiu abaixo das metas anteriores da Casa Branca, informou a NBC.

As novas medidas chegam à medida que a variante delta altamente transmissível se espalha pelo mundo, inclusive nos EUA, onde representa uma grande proporção de novas infecções.

Autoridades de saúde pública alertam que os EUA podem enfrentar outro aumento de casos no outono.

Eles também apontam que a esmagadora maioria das pessoas hospitalizadas ou mortas pela Covid não foram vacinadas e que as “infecções emergentes” entre os vacinados tendem a ser mais brandas.

Em preparação, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças na terça-feira reverteram sua orientação sobre o uso de máscaras em ambientes fechados. O CDC agora recomenda que as pessoas e crianças totalmente vacinadas voltem a usar máscaras em ambientes fechados em locais com altas taxas de transmissão de Covid, bem como em escolas.

No mesmo dia, Biden disse que estava “sob consideração” se a Casa Branca exigiria que todos os funcionários federais fossem vacinados. Fonte: CNBC.