Pedidos de passaportes em atraso chegam a 2 milhões nos EUA

Por Arlaine Castro

agencia passaporte miami flickr

Todos os escritórios de passaportes nos EUA estão sobrecarregados com milhões de pedidos de pessoas prontas para voltar a viajar com as reduções graduais das restrições impostas pela COVID-19 nos últimos meses.

No entanto, a demanda reprimida por passaportes aumentou o tempo de espera para entre 12 e 18 semanas, de acordo com o Departamento de Estado. Isso fez com que muitos solicitantes procurassem consultas aceleradas em escritórios de passaportes com poucos funcionários, elevando o prazo.

Em todos, as opções para uma consulta presencial incluem agendamento online ou por telefone.
Acúmulo de pedidos

O Departamento de Estado fechou muitos de seus escritórios no ano passado em um esforço para manter os funcionários seguros pela pandemia, criando um enorme acúmulo nas solicitações.

Os efeitos em cascata da pandemia causou interrupções extremas no processo nas instalações de emissão nacionais e nas embaixadas e consulados no exterior.

O departamento diz que há uma acumulação de 1,5 milhão a 2 milhões de pedidos de passaporte - o que significa que a maioria dos pedidos apresentados agora provavelmente não será processada até o outono.

Consulado Miami

Consultado nesta sexta-feira, 30, quanto aos prazos para emissão de passaporte, o Consulado Geral do Brasil em Miami informou ao Gazeta News que atualmente está em 3 semanas para entrega do documento e que, por enquanto, os pedidos devem ser feitos somente pelo correio. "O interessado solicita online, aguarda a validação e envia a documentação pelo correio", explicou Leonardo Rabelo, atual Cônsul-Adjunto.

Rachel Arndt, subsecretária de estado assistente para serviços de passaportes, disse este mês que o departamento está aumentando o número de funcionários nos Estados Unidos à medida que as restrições à pandemia são atenuadas. Mas ela disse que os americanos que precisam solicitar ou renovar um passaporte devem fazê-lo pelo menos seis meses antes da data em que planejam viajar.

Aqueles sem planos de viagem imediatos são incentivados a renovar seus passaportes pelo correio.

Cidadãos americanos no exterior 

Enquanto isso, o Departamento de Estado e o Departamento de Segurança Interna tomaram medidas para amenizar as questões relacionadas aos americanos no exterior com passaportes vencidos que estão tentando voltar para casa.

Cidadãos americanos que estão no exterior e cujos passaportes expiraram em ou após 1º de janeiro de 2020, podem usar seus documentos para reentrar nos Estados Unidos até 31 de dezembro de 2021. Essa disposição não se aplica a viagens entre outros países, a menos que seja uma parada de conexão. Com informações da Associated Press.