Temporada de furacões de 2021 no Atlântico promete ser mais movimentada que o previsto

Por Arlaine Castro

Furacão Dorian atingiu categoria 5 ao passar pelas Bahamas no dia 1° de setembro de 2019.

Depois de um início movimentado, seguido por um julho calmo, a temporada de furacões no Atlântico parece ser mais movimentada do que os meteorologistas previram alguns meses atrás.

A temporada de furacões vai até o final de novembro, com seu pico indo de meados de agosto a outubro.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional atualizou na quarta-feira, 4, suas perspectivas para a temporada de 2021 no Atlântico, aumentando ligeiramente o número de tempestades e furacões esperados no que se prevê ser um ano agitado - mas não recorde.

A agência agora está prevendo 15 a 21 tempestades nomeadas, em vez das 13 a 20 que previu em maio.

Os meteorologistas também disseram que o número de furacões esperados é de sete a dez, em vez de seis a dez.

A chance de uma temporada de furacões acima da média aumentou de 60% para 65%, com 15% de chance de que os meteorologistas ultrapassem a lista de 21 nomes de tempestades. No ano passado, houve um recorde de 30 tempestades nomeadas, e os meteorologistas tiveram que usar letras gregas até o final da temporada.

Motivos

Uma redução nos ventos cruzados de alto nível, temperaturas do mar normais a ligeiramente mais altas, aumento das chuvas na África, onde as sementes de tempestades mais fortes começam, um possível resfriamento do Pacífico central e um período geral de alta atividade de tempestades desde 1995 são razões para uma temporada agitada , disse o previsor principal Matthew Rosencrans.

A Colorado State University, pioneira nas previsões sazonais de furacões, no mês passado também aumentou o número de tempestades previstas em sua previsão.

No início de julho, o furacão Elsa se formou e foi a quinta e última tempestade com nome registrada nessa temporada, batendo a marca estabelecida no ano passado. Com informações da CBS News.