Naja venenosa de quase dois metros desaparece de casa no Texas

Por Arlaine Castro

A cobra é da espécie africana Naja savannula, venenosa, e sua picada pode ser fatal a um ser humano adulto.

Uma naja de quase dois metros sumiu após escapar de sua gaiola em uma casa em Grand Prairie, entre Dallas e Fort Worth, no Texas. Desaparecida desde a tarde de terça-feira, 3, a cobra é da espécie africana Naja savannula, venenosa, e sua picada pode ser fatal a um ser humano adulto.

A polícia, o corpo de bombeiros e hospitais da região foram alertados para o caso de receberem alguém que possa ser atacado pelo animal de 1,8 m de comprimento , que escapou pouco depois de ter sido alimentada por seu dono.

O homem, que não quis dizer seu nome ou mostrar o rosto, mas deu uma entrevista à emissora NBC, afirmou que ela, de alguma forma, conseguiu abrir sozinha a porta da gaiola. Tentando tranquilizar seus vizinhos, ele disse que acha que o animal está morto.

Autorização

O porta-voz da polícia de Grand Prairie, Mark Beseda, disse que o proprietário tinha uma autorização do Departamento de Parques e Vida Selvagem para criar a cobra, mas aparentemente não seguiu todos os protocolos de segurança.

O dono percebeu que a cobra havia escapado de seu cercado por volta das 17 horas na terça-feira. Como pede o protocolo de donos de animais selvagens, ele ligou para o 911 e para o Departamento de controle de animais da cidade.

Segundo a polícia, ele vasculhou o sótão e até quebrou paredes de sua casa em busca do animal, e buscou ajuda do serviço de Controle de Animais para procurar, mas ainda não localizou a naja. “Acredito que ela ainda esteja em alguma parede”, disse.

Os serviços de animais da cidade, o proprietário e um especialista em remoção de répteis também têm procurado a cobra sem sucesso.

Randall Kennedy, do Controle de Vida Selvagem de Dallas Forth Worth, ressaltou que há grande perigo: “Ela pode ser mortal para um adulto, sim. É uma cobra extremamente perigosa se você for picado… é muito devastador. Muitos danos a tecidos, imediatamente. Você pode entrar em coma. Pode atacar o sistema nervoso”.

A polícia está pedindo aos residentes que liguem para o 911 imediatamente se virem a cobra e alertou que é perigoso se aproximar ou tentar capturá-la.

Violação?

Os serviços da Grand Prairie Animals disseram que uma lei local proíbe a posse de animais selvagens dentro dos limites da cidade.

"Estamos olhando para uma violação da lei municipal ... também estamos investigando se ele violou algum tipo de lei estadual por ser negligente com o sumiço da cobra de sua gaiola", disse Beseda. "Não o acusamos, nem o prendemos, nem fizemos nada. Estamos simplesmente explorando todas as nossas opções." Com informações da CNN.

BIÓLOGA CAMILA BOZZA MOSTRA BIODIVERSIDADE DO BRASIL E DO MUNDO EM DOCUMENTÁRIO