Ondas de calor assolam 48 estados afetando 175 milhões de pessoas

O National Weather Service emitiu avisos de calor excessivo e condições ainda mais extremas do leste do Texas ao sudeste de Michigan.

Por Arlaine Castro

O estudo do grupo de pesquisa climática First Street Foundation diz que em 2053, 107 milhões — experimentarão esse calor extremo e perigoso.

Fortes ondas de calor estão atingindo o noroeste do Pacífico e o centro e leste dos Estados Unidos simultaneamente, colocando mais da metade de 48 estados sob alertas do National Weather Service.

Avisos de calor excessivo ou alertas de calor estão em vigor para cerca de 175 milhões de pessoas, e alguns desses alertas permanecerão em vigor até o fim de semana.

No final de junho, as temperaturas em Portland, Oregon, subiram para 116°F e Seattle atingiu 108°F, ambos os máximos de todos os tempos. Portland e Seattle estão novamente sob alerta de calor excessivo, que cobre grande parte do oeste do Oregon e do estado de Washington. Ele também se estende por partes do norte da Califórnia, onde ocorreu o Dixie Fire, o segundo maior incêndio já registrado no estado.

No centro e no leste dos Estados Unidos, uma extensa área de alertas de calor cobre a zona do leste do Texas ao sudeste de Michigan e grandes partes do corredor da Interestadual 95 e partes do interior da Nova Inglaterra. Cidades sob alertas de calor incluem Little Rock, Chicago, Detroit, Raleigh, N.C., Washington e Boston.

Vários avisos de calor excessivo, para condições ainda mais extremas, estão embutidos nessas zonas de aconselhamento de calor e incluem Kansas City, St. Louis, Nova York e Filadélfia, onde asfalto urbano e concreto, ou efeito de ilha de calor urbano, tornam as temperaturas ainda mais quentes.

Medford, no Oregon, chegou a 101°F , cerca de 10°F acima do normal. Está sob um aviso de calor excessivo até sábado, quando as altas temperaturas devem atingir os três dígitos.

A combinação de altas temperaturas e baixa umidade deve elevar o risco de incêndio florestal no norte da Califórnia e no interior de Oregon e Washington pelos próximos dias.

Os avisos de calor cobrem a maior parte do meio-oeste e do vale do Mississippi, onde a combinação de calor excepcional e umidade tropical resultará em valores de índice de calor na faixa de 100°F a 105°F .

É por isso que lugares como Kansas City e St. Louis estão sob seus próprios avisos localizados de calor excessivo. Kansas City pode esperar “condições perigosamente quentes com valores de índice de calor de até 110°F ”, de acordo com o Weather Service. “As mínimas da noite para o dia vão cair apenas para cerca de 80°F .”

A cidade de Nova York deve atingir 93°F , e Boston pode atingir 96°F, a maior temperatura desde junho. Fonte: The Washington Post.