Serviço Meteorológico Nacional emite alertas de inundação da Geórgia à Virgínia

Por Arlaine Castro

A Depressão Tropical Fred ameaça partes da Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Tennessee, Virgínia e Kentucky.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas de inundação pela ameaça de chuva pesada com a passagem da Depressão Tropical Fred em partes da Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Tennessee, Virgínia e Kentucky.

O alerta engloba do norte e oeste da Geórgia ao norte do estado da Carolina do Sul, oeste da Carolina do Norte, leste do Tennessee, sudoeste da Virgínia e leste do Kentucky.

Fred enfraqueceu para uma depressão tropical, mas suas ameaças de inundações e tornados isolados continuarão a se espalhar para o interior através do sudeste, Apalaches e meio-Atlântico. As chuvas torrenciais desse sistema também podem causar deslizamentos de terra nos Apalaches.

A precipitação nessas áreas pode desencadear algumas inundações repentinas, bem como inundações em pequenos riachos ou rios. Deslizamentos de terra são possíveis nos Apalaches do sul.

Fred deve se transformar em um resquício pós-tropical na noite desta terça-feira, 17. No entanto, as sobras de umidade e energia ainda podem produzir bolsões de chuva forte localmente no extremo norte dos Apalaches Centrais e no meio do Atlântico até quarta-feira.

Tornados isolados também podem ocorrer hoje em áreas localizadas a leste de onde os trilhos do centro de circulação de Fred. É mais provável que essa ameaça se estenda do norte da Geórgia às Carolinas ocidentais e ao sudoeste da Virgínia.

Fred atingiu a costa perto do Cabo San Blas, Flórida, às 14h15 de segunda-feira com ventos máximos sustentados de 65 mph. Inundações generalizadas foram relatadas na área de Southport, Flórida, na noite de segunda-feira.

Grace

Já Grace se fortaleceu para tempestade tropical e ameaça o Caribe com enchentes e deslizamentos de terra.

A tempestade deve atingir a força de quase um furacão duas vezes esta semana, uma vez ao se aproximar da Península de Yucatán, no México, e depois limpar a península e ressurgir sobre o oceano aberto antes de atingir o México novamente. Em ambas as vezes, a previsão é que a tempestade atinja ventos máximos de 70 mph.

Às 8 horas da manhã desta terça-feira, a tempestade estava a 120 milhas a leste de Montego Bay, Jamaica, movendo-se para oeste a 16 mph. Alarmes e alertas de tempestades tropicais aumentaram na Jamaica, no sul de Cuba e nas Ilhas Cayman.

A previsão é de que Grace traga fortes chuvas em partes de Cuba, bem como na Jamaica e nas Ilhas Cayman até quinta-feira. De acordo com o National Hurricane Center, a previsão é de pelo menos 3 a 6 polegadas de chuva, com totais isolados de 9 polegadas.

Um alerta de furacão está em vigor na Península de Yucatan, no México, onde Grace é esperada nas próximas 48 horas.

Henry

E a tempestade tropical Henri se formou no final da tarde de segunda-feira perto das Bermudas, mas não representa uma ameaça imediata à terra. Com informações do The Weather Channel.