Furacão Henri perde força, mas ameaça costa nordeste dos EUA

Por Arlaine Castro

As bandas externas da tempestade chegaram à costa no sul da Nova Inglaterra e Long Island na manhã deste domingo, 22.

Henri enfraqueceu ligeiramente de um furacão para uma tempestade tropical na manhã deste domingo, 22, mas chegou representando perigo para milhões de pessoas no Nordeste do país. Fortes inundações e ventos são previstos em grande parte da área de Nova York e Nova Inglaterra.

As bandas externas da tempestade chegaram à costa no sul da Nova Inglaterra e Long Island na manhã deste domingo e espera-se que toque o solo no final da manhã ou no início da tarde de hoje.

Mesmo que não atinja essas áreas como um furacão, será perigoso o suficiente para trazer ventos prejudiciais e tempestades que ameaçam derrubar árvores e linhas de energia junto com grandes inundações.

Henri está a cerca de 50 milhas a sudeste de Montauk Point, Nova York, com ventos sustentados de 70 mph, de acordo com a última atualização do National Hurricane Center (NHC). Um furacão tem ventos de 74 mph ou mais.

Um alerta de furacão está em vigor em grande parte da costa de Long Island, junto com partes de Connecticut, Massachusetts e Block Island. Já uma combinação de alertas e avisos de tempestade estava em vigor em grande parte de Long Island e na costa de Massachusetts, disse o NHC. Um alerta de tempestade significa que há perigo de inundação com risco de vida devido ao aumento da água que se move para o interior a partir da costa.

Também há uma chance de que tornados possam se formar no domingo no sul da Nova Inglaterra, disse a meteorologista da CNN Haley Brink.

Caso toque o solo, o Henri será o primeiro furacão desde 1991 a chegar à região.
Estado de emergência em NY

O governador Cuomo declarou hoje estado de emergência para Bronx, Kings, Nassau, New York, Queens, Richmond, Suffolk, Westchester, Putnam, Rockland, Orange, Dutchess, Sullivan, Columbia, Delaware, Greene, Broome, Chenango, Otsego, Rensselaer, Schoharie, Albany, Montgomery, Schenectady, Saratoga e condados próximos.

Prevê-se que a tempestade, que deverá estar próxima da força de um furacão quando chegar à costa, afetará as áreas costeiras com perigosas tempestades, bem como chuvas fortes, condições de surf perigosas e falta de energia generalizada. Locais no interior, incluindo o condado de Westchester e áreas do norte do estado, também podem ser afetados por chuvas fortes e ventos fortes.

O governador também solicitou que o presidente Biden faça uma declaração de emergência federal que autoriza a Federal Emergency Management Agency a fornecer medidas de proteção de emergência, incluindo assistência federal direta aos nova-iorquinos, após Henri e seus impactos. A declaração fornece assistência para medidas tomadas para salvar vidas, proteger propriedades e abordar questões de saúde pública e segurança. Com informações da CNN.